Desafio de Natação no Rio: competição receberá equipes da França, Brasil e EUA | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Desafio de Natação de Raia Rápida no Rio, receberá equipes da França, Brasil e EUA

Publicado por cidadedorio em 17/09/13 | Eventos

desafio

Em contagem regressiva para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o povo carioca, pouco a pouco, começa a se acostumar com a presença dos grandes nomes do esporte mundial na “Cidade Maravilhosa”. E o DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA contribuirá imensamente para tal no próximo dia 29 de setembro, quando promoverá o encontro de feras das piscinas no Mourisco, sede de esportes aquáticos do Botafogo. A competição contará com quartetos de Brasil, França, Estados Unidos e Austrália, que tem como destaque o atual campeão do mundo na prova de 100m estilo peito e três vezes medalhista olímpico, Christian Sprenger, que ainda tem em seu currículo outras cinco medalhas em mundiais.

Além de Sprenger que nadará o estilo peito, o time australiano será formado por Daniel Arnamnart, semifinalista nos 100m costas na Olimpíada de 2012 (estilo costas), Matt Targett, dono de três medalhas olímpicas e quatro mundiais (estilo borboleta), e Matt Abood, campeão mundial do 4x100m livre em 2011 (estilo livre).

“Minha expectativa é participar de uma competição surpreendente e única com alguns dos melhores atletas do mundo. Provas internacionais ao ar livre são raras, e a piscina do Botafogo não poderia ser melhor. Estou muito feliz de voltar para competir  no Rio de Janeiro. A cidade tem muito a oferecer, é encantadora e cultural ao mesmo tempo. Os Jogos Olímpicos de 2016 têm tudo para ser um dos melhores. Creio que deverá ser um dos momentos de maior orgulho da cidade assim como um fator motivador para milhões de atletas ao redor do mundo”, empolga-se o australiano Matt Targett.

No DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA, cada um dos quatro países (Austrália, Brasil, Estados Unidos e França)  será representado por quatro atletas, que competirão em provas individuais e de revezamento, sempre nadando no seu melhor estilo (borboleta, costas, peito e livre). Os atletas disputam provas eliminatórias, sempre na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados da etapa seguinte, até que restem apenas dois nadadores na final de cada modalidade. A equipe vencedora da primeira fase em cada estilo soma 4 pontos, a segunda colocada, 3 pontos e a terceira colocada soma 2 e última soma 1 ponto nesta primeira fase. Logo depois, os nadadores voltam à piscina para a segunda fase do Desafio, que é a prova de  revezamento medley. A equipe vencedora desta prova soma 8 pontos, a segunda colocada, 6, e a terceira colocada, 4 e última soma 2. A equipe com maior pontuação nas duas fases será a campeã do DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA 2013.

Diferente de 2012, quando os Estados Unidos foram os vitoriosos, o DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA contará não só com a competição por equipes, mas, também, com a categoria individual. No total, serão distribuídos 100 mil reais em premiação.

O Desafio Piraquê Raia Rápida é uma realização da Effect Sport e conta com o patrocínio da Piraquê, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esporte e Lazer via Lei de Incentivo ao Esporte. O Metrô Rio é o transporte oficial do evento. A competição tem ainda apoio da Revista Swim Channel.

ATLETAS RAIA RÁPIDA 2013

AUSTRÁLIA - Daniel Arnamnart / Christian Sprenger / Matt Targett /  Matt Abood

BRASIL - Daniel Orzechowski / João Gomes Junior / Nicholas Santos / Falta confirmar o 4º nome

ESTADOS UNIDOS - Adam Mania / Mike Alexandrov / Eugene Godsoe / Josh Schneider

FRANÇA - Florent Manaudou / Giacomo Perez-Dortona / Fred Bousquet / Fabien Gilot

Serviço:

Data: 29 de setembro – Domingo

Hora: 9h

Local: Parque Aquático do Botafogo – Mourisco Mar – Av. Repórter Nestor Moreira, s/n, Botafogo, Rio de Janeiro.

Maiores informações: Raia Rapida