Endurance Challenge Ultratrail Agulhas Negras | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Endurance Challenge Ultratrail Agulhas Negras

Publicado por cidadedorio em 29/05/15 | Aventura

 FullSizeRender (1)

Por Sheila Zanesco e Cesar de Castro,

Quando nós vimos o anuncio da primeira prova de ultratrail da “The North Face”  em Agulhas Negras decidimos sem pensar, vamos fazer ! Seriam os nossos primeiros 50km na montanha no dia 23 de maio de 2015!!

Começamos com uma das provas mais esperadas pela comunidade de corrida do Brasil sem falar nas presenças internacionais. Um dos motivos é o fato desta prova contar pontuação para UTMB ou “Ultratrail Du Mont Blanc”, o lugar mais alto no Olimpo dos Trail Runners contemplando 160km pelos Alpes Suiços, entre outras maravilhas.

Inscrição feita, começamos os treinos e só quando a data foi se aproximando que o desafio tomou formato na nossa cabeça: montanha, trilha e frio, será que estamos preparados? Achamos que sim ! Passaríamos o dia correndo em contato com a natureza e queríamos chegar mesmo no tempo máximo de duração da prova.

IMG_2536

A largada foi em Visconde de Mauá e a prova nos arredores. A experiência única em todos os sentidos. Primeiro pelo desafio de corrermos 50km em um trajeto desconhecido com nível técnico altíssimo e grande dificuldade até para a elite, e essa turma não vai para brincar não! Eram 4 opções, 11, 21, 50 e 80km. Os 50km foram de ótimo tamanho com tempo limite de 11h para pontuar e de 15h para os 80k.

IMG_2525

Participamos do congresso técnico no dia 22 de maio de 2015 que além de informações técnicas sempre tem depoimentos de atletas, e são super motivacionais. Saímos com a certeza de que pela mente já terminaríamos a prova, restava saber como o corpo iria reagir. E a mensagem que ficou do congresso foi BE PRESENT ou seja esteja presente!

FullSizeRender (4)

A largada aconteceu as 6h00 do dia 23/05/2015; ainda estava amanhecendo e por isso estávamos equipados com lanternas de cabeça entre outros itens de segurança obrigatórios pela organização. O trajeto é marcado por fitas coloridas: amarelo 11km, vermelho 21km, azul 50km e laranja 80km. Esta marcação nos guia o tempo todo para seguirmos pelo caminho correto.

Largamos juntos, mas cada um na sua.

Eu, Sheila Zanesco, iniciei a corrida estranhando tudo e tentando me encontrar na passada, respiração, olhar por onde andava e para a paisagem; dá vontade de fazer tudo ao mesmo tempo mas precisava ter foco, era o começo de uma trajetória de 50km.

FullSizeRender (5)

No começo mata fechada, rios, lama, subidas, descidas e tudo de novo até chegar no que seria o maior desafio, uma subida quase interminável de trilha de aproximadamente 8km! O grau de dificuldade em uma prova desta distância é parecido para todos, pelo menos os amadores; o que faz a diferença é como você encara este desafio olhando para cima e indo, e já que temos que fazer, que tal fazermos da melhor forma? Olha para cima e vai então !!!

Depois de uma subida sempre vem uma descida, mais lama e no meio disso tudo encontrei César de Castro e seguimos correndo juntos até o ponto de corte (ponto de eliminação por tempo de prova aproximadamente 25 km).

DCIM101GOPRO

Continuamos a corrida, passamos por fazendas que eu queria morar, paisagens que eu queria enquadrar e trilhas que me fizeram brincar como criança grande que sou.

A sinalização do caminho estava muito boa mas as marcações de quilometragem não e por isso tivemos um final de prova meio confuso, os staffs nos informavam distancias que não eram as corretas e com isso tivemos dificuldades para calcular tempo versus distância no trajeto final.

IMG_2547

Chegaríamos com uma certeza: valeu cada minuto e é possível, mas há detalhes que merecem ser lembrados como por exemplo bebida e comida para não passarmos apuros.

Os Itens obrigatórios eram lanterna de cabeça, manta térmica, primeiros socorros, apito, corta vento e mochila de hidratação. Eu César de Castro, completei em 10:40H e Sheila Zanesco em 10:50H, ambos em cima da hora. A previsão era chegarmos até as 16h, mas a surpresa nos últimos 3km e a variação de distância nos pegou e a todos de surpresa. No final corremos aproximadamente 56km e o pessoal dos 80 km praticamente 90km.

DCIM101GOPRO

Quais os contrapontos? Quando você se prepara para uma prova dessas estuda altimetria informada do percurso com antecedência e projeta uma estratégia de prova de acordo com o seu ritmo, e isso vale para amadores e profissionais; essa estratégia é condição sine qua non para essa provas independentemente de estar preparado para o que der e vier ou muitos kms a mais, como ocorreu.

Sendo assim, 6km ou 10 km na mata, trilha ou outro tipo de terreno pode levar de 20 minutos a duas horas, e ai a estratégia para 50 ou 80 km vai por agua abaixo.

Quais foram os ganhos? Primeiro: Adequação do mental a adversidade o mais rápido possível! Explico: ao ser informado pelo staff as 16: 25H, para minha surpresa, que ainda teria 3km pela frente a descobrir de subidas, lama e um single track, possivelmente um dos mais senão o mais técnico e difícil da prova ou administrava o mental ou não chegaria.

DCIM101GOPRO

Isso me deu o start do vai ou racha e nesse ponto começando a correr como nunca fui passando alguns corredores e por sorte tive a trilha livre até a chegada.

O segundo ganho foi total prontidão, mas associada a velocidade; sempre levando em conta este percurso que não perdoaria erros podendo chegar a consequências graves se qualquer um caísse. Para minha felicidade e sorte consegui correr como nunca havia corrido nem em sonho, como um menino se desafiando nas férias, um misto de diversão e tensão, alegria e atenção, tudo isso resultando em só pare na chegada custe o que custar!!!

DCIM101GOPRO

E foi o que aconteceu, consegui baixar o meu tempo em 8 minutos nessas condições, e na última curva a direita veio uma piramba escorregadia e de repente me deparo com o maior rio para fazer a travessia , e pessoas gritando do outro lado, vêm que você consegue, corra , dando o maior apoio e a maior pilha!!

IMG_2548

Mas não poderia errar, ou cair, e foi uma travessia rápida dentro do possível com agua quase na cintura, e ai mais uma subida escorregadia e a chegada em um primeiro portal que não era o oficial e te pregava uma surpresa, os amigos gritavam e avisavam, e em seguida o segundo que era o definitivo e finalmente fechei os 56km!

Só de relatar o que ocorreu faz meu corpo já entrar em prontidão como se fosse começar de novo a Ultra! Esse é um dos maiores ganhos neste tipo de atividade, você descobre que seu organismo é muito inteligente e reage na hora e sua mente comanda tudo de verdade!!!

Não temos ideia nem de perto do que podemos fazer e sempre nos surpreendemos com esse tipo de reação! Você pode tudo! Não há limites!

FullSizeRender (17)

Se fosse resumir esta experiência em a palavras seriam: Desejo, Expectativa, Treino, Surpresa, Desafio, Inesperado, Equilíbrio, Força, Determinação, Companheirismo, Saúde e Vida!

Moral da história, se tiver a oportunidade de ir para a montanha vá, não importa se andando, correndo ou fazendo tracking, simplesmente vá!! As experiências são indescritíveis até para os que não gostam tanto!!!