Galeão na mira dos maiores operadores aeroportuários do mundo | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Galeão na mira dos maiores operadores aeroportuários do mundo

Publicado por blogcidadedorio em 04/04/12 | Rio 2014/16, Site

Por Diogo Fagundes

O Aeroporto Intenacional Tom Jobim, mas conhecido como Galeão, provavelmente deverá ser concedido a iniciativa privado no próximo semestre. Sendo a concessão a mais disputada do mercado.

Segundo os operadores, o terminal carioca deverá ser o principal concorrente de Guarulhos (SP), que está com quase toda sua capacidade operacional utilizada. Enquanto isso, o Galeão ainda tem muitos espaços ociosos.

Outros fatores seriam o fato de Tom Jobim possuir uma das melhores infra-estruturas da América Latina, e também uma grande área para ampliação, fato que facilita a construções de novas estruturas de apoio aeroportuário; coisa que não é tão fácil em aeroportos como Guarulhos e Congonhas.

Há ainda o fato de o terminal carioca ser o único do país com capacidade plena de receber o A380, o maior avião do mundo, que recentemente esteve no Rio fazendo testes na pista.

Com o Rio de Janeiro recebendo eventos como a Jornada Mundial da Juventude em 2013, a Copa das Confederações da FIFA em 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, certamente o Galeão se torna o grande aeroporto do Brasil, e um dos hubs – ponto para transferir passageiros para outros destinos - mais importantes da América Latina.

Vamos aguardar a concessão e torcer para que a empresa que assumir o terminal, o torne um dos mais confortáveis e de qualidade do mundo.

Veja infográfico feito pela Folha neste link