Gaudí de Garraf | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Gaudí de Garraf

Publicado por cidadedorio em 16/04/13 | Viagens

_MG_0613

Entrada do conjunto arquitetônico Gaudí de Garraf

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Hoje, faremos uma breve pausa na nossa viagem pela Alemanha. Vamos visitar uma obra de arte localizada em Garraf, Barcelona.

Gaudí é sem dúvida nenhuma um dos maiores ícones do modernismo mundial, e destaque na arquitetura Catalã. Sua obra mais famosa a catedral da Sagrada Família, continua em andamento mesmo depois de sua morte, e aguça o imaginário de turistas e locais, que erguem a cabeça para olhar as incríveis estruturas retorcidas e suas curvas que parecem desafiar a física.

_MG_0636

Detalhe das pedras encaixadas no Gaudí de Garraf

Há outras obras de Gaudí espalhadas por Barcelona, ou Barna para os íntimos. Como as Casa Batlló, a Casa Milá, ou La Pedrera; o Parque Güell, um imenso parque urbano muito visitado e que mescla arquitetura e natureza.

Nós adoramos visitar esses lugares, mas teve um lugar que nos encheu os olhos de encantamento. Ele fica entre a rodovia e a linha férrea que liga Barcelona a Sitges.

Pouca gente conhece a bonita obra de Gaudí em Garraf.

_MG_0637

A adega é confundida por muitos como sendo uma igreja

A obra de Garraf que muitos confundem com uma igreja, é uma joia do modernismo escondida há apenas 30 minutos de trem de Barcelona, e incrustada numa bucólica vila de pouco mais de 300 moradores.

O projeto teve inicio em 1895, por solicitação do conde Eusebi Güell, mas não chegou a ser construído, posteriormente, o conde deu a oportunidade para que Gaudí realizasse a construção da adega.

Hoje o local está aberto a visitação, e também é muito procurado para a realização de cerimônias de casamento, daí o fato de as pessoas acharem que ali na verdade seria uma igreja e não uma bodega.

Nós estivemos lá e ficamos apaixonados pela construção, que faz jus ao modernismo catalão. Uma obra trabalhada em pedra e ladrilhos, com um belo jardim, e curvas singelas e impressionantes. A construção também possui traços medievais.

_MG_0620

Mistura arquitetônica modernista com traços medievais 

O Gaudi de Garraf, é uma obra deste mestre em parceria com o arquiteto Francesc Berengue. Um das coisas que chama atenção nela são a combinação de traços. Segundo os locais, tanto Gaudí, quanto Berengue, mesclaram características um do outro para a construção desta edificação. Talvez uma especie de homenagem de mestre para mestre.

Gaudí Garraf

Os bonitos jardins do Gaudí de Garraf

Fiquem com mais imagens dessa magnífica obra que poucos conhecem.

_MG_0645

A torre é um dos destaque desta obra de Gaudí

Gaudí Garraf

Os detalhes das curvas também chamam bastante atenção 

Gaudí Garraf

Mais um ângulo dos jardins do Gaudí de Garraf

_MG_0609

O florescer da Primavera em Garraf

Descubra mais sobre o mundo conosco. Conheça lugares interessantes. Veja como foi a nossa viagem pela Alemanha e suas cidades.