Lagoa será palco do Maresia Vert Jam 2013 | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Lagoa será palco do Maresia Vert Jam 2013

Publicado por cidadedorio em 18/01/13 | Eventos, Site

O Maresia Vert Jam, principal evento do skate vertical do país, mais uma vez abrirá a temporada do Circuito Mundial da World Cup Skateboarding (WCS). Entre os dias 1 e 3 de fevereiro, o Maresia Vert Jam reforça o espaço conquistado pelo Rio de Janeiro no calendário mundial e a vocação da cidade para os esportes radicais. Este ano, o evento volta para Zona Sul: os principais nomes do skate mundial vão voar com suas manobras na rampa que será montada na Lagoa.

A disputa entre os experientes atletas e os novos talentos do skate mundial vai pegar fogo nesta edição. Com apenas 15 anos, o americano Jono Schwan fará a sua estreia no Maresia Vert Jam. Ao seu lado, o americano Mitchie Brusco e os brasileiros Pedro Barros e Rony Gomes vão defender a nova geração. Atual campeão, Bob Burnquist será um dos representantes dos veteranos ao lado dos brasileiros Sandro Dias e Edgar “Vovô” e dos estrangeiros Pierre Luc Ronchetti, Renton Millar e Paul Luc Gagnon.


André Barros, coordenador técnico do evento, acredita que a nova geração está cada vez mais próxima dos ídolos. “O skate passou por uma nova fase nesses últimos quatro, cinco anos. Até 2009 eram sempre os mesmos atletas, aí apareceu o Pedro (Barros), Mitchie (Brusco), Ítalo (Penarrubia), Tom (Schaar). Não dá para dizer que os veteranos estão ficando para trás, ainda ditam regras. Mas o apetite dos mais novos é maior, eles têm mais vontade de chegar no topo, já está na hora de alguém da nova geração ganhar”.

A rampa do Maresia Vert Jam também promete chamar atenção. Com tecnologia de ponta e padrão internacional, o half pipe, de 18m de largura por 4,20m de altura. “Sempre procuramos fazer uma rampa mais desafiadora para os atletas. Consultamos os próprios competidores para saber qual a rampa ideal”, afirma Sandro Dias, supervisor do projeto. Além da prova individual, haverá a Red Bull Sick Trick.

O Maresia Vert Jam terá transmissão do canal SporTV na sexta-feira e no sábado. Domingo, a TV Globo transmite a final do skate individual, dentro do Esporte Espetacular. A entrada é franca.

O Maresia Vert Jam tem o patrocínio de Maresia, Start Química e Arcor e apoio da Aspen Pharma e Wise Up. O evento é uma realização da IMX com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Histórico do Maresia Vert Jam
O Vert Jam é um dos eventos de esporte radicais mais duradouros do Brasil. No calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro há onze anos, o campeonato se tornou aguardado a cada verão carioca. Durante nove anos teve sua estrutura montada no Parque dos Patins, contando com a beleza da Lagoa e do Corcovado como cenário para manobras para lá de radicais. Na primeira edição, em 2002, o título ficou com Sandro Dias, o Mineirinho. Em 2003, o dinamarquês Rune Glifberg se tornou o primeiro estrangeiro a vencer o torneio. Por causa de uma mudança de datas, o campeonato não aconteceu em 2004, sendo realizado em janeiro de 2005 com vitória de Bob Burnquist. O ano de 2006 marcou o tricampeonato do skatista carioca. Já em 2007, Sandro Dias voltou a brilhar. Bob Burnquist levou o quarto título do Vert Jam, em 2008. O skatista Renton Millar desbancou a hegemonia brasileira, em 2009, e, nos dois últimos anos, 2010 e 2011, o título ficou com o paulista Marcelo Bastos. Em 2012, o carioca Bob Burnquist conquistou o pentacampeonato da competição.