Maglev-Cobra, inovação no transporte de massa | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Maglev-Cobra, inovação no transporte de massa

Publicado por blogcidadedorio em 26/04/12 | Site

Por André Delacerda,

Em tempos de Rio+20, em que se discuti soluções para as grandes cidades, principalmente no que tange o transporte de massa e a diminuição de veículos e da emissão do CO2 nas nossas ruas diariamente. Nos chamou atenção um projeto carioca de transporte que está sendo desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O Centro de Tecnologia da UFRJ é responsável por importantes projetos de pesquisa, e um dos destaques é o Maglev-Cobra, um trem de levitação que futuramente pode circular pelo campus da universidade; este, tem como pesquisador chefe o Prof. Richard Magdalena Stephan.

O Cidade do Rio esteve no LaSup – Laboratório de Aplicações de Supercondutores conhecendo o projeto do trem de levitação e acompanhando testes de protótipo. Conversamos com o pesquisador Ocione Machado que é integrante do grupo que desenvolve o projeto Maglev-Cobra.

O Maglev-Cobra, seria uma boa solução para o transporte de massa, principalmente em curtas distâncias, quem sabe não poderia ser utilizado para substituir a enorme quantidade de ônibus do Centro do Rio de Janeiro, numa linha que circularia pelas ruas centrais e integrando-se a outros meios de transporte. Ou também realizando a ligação entre a Ilha e o Aeroporto Santos Dumont.

O Cidade do Rio convida a você a assistir a interessante entrevista em vídeo, e a experiência da levitação. Quem sabe você não está vendo o que futuramente vai utilizar como meio de transporte na Cidade Maravilhosa.