Mascotes Rio 2016 | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Mascotes Rio 2016

Publicado por cidadedorio em 23/11/14 | Rio 2014/16

23.11.2014.Mascotes. Forte Copacabana.

Nome dos mascotes serão escolhidos em votação

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Faltando pouco menos de dois anos para o Rio 2016, foram anunciados na noite deste Domingo (23) os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os dois que ainda não tem nome, que deverá ser escolhido em votação no site do Rio 2016. Os dois também serão os embaixadores dos jogos.

Segundo os criadores dos Mascotes, estes são inspirados na fauna e flora brasileiras, com influências variadas de cultura pop, elementos da animação e de personagens de videogame.

A origem dos mascotes do Rio 2016 mistura ficção e realidade. Sua história conta que, no dia em que foi anunciado que o Rio seria a sede dos Jogos, em 2 de outubro de 2009, a alegria dos brasileiros foi sentida por toda a natureza e dessa energia nasceram os mascotes.

O mascote Olímpico representa a diversidade dos animais do País. Já o mascote Paralímpico é uma inédita mistura da flora brasileira. Para chegar aos mascotes, o Comitê Rio 2016 optou por fazer uma concorrência de abrangência nacional. O processo contou com a chancela dos diretores do Festival Anima Mundi e foi vencido pelaBirdo Produções, de São Paulo, que assina o projeto. Agora tem início a votação para escolha dos nomes.

Todos poderão votar entre opções que incluem três pares de nome, um para o mascote Olímpico, outro para o Paralímpico respectivamente. São eles Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinicius e Tom. A votação acontece no site. Também será possível votar no perfil do Rio 2016 no Twitter (@Rio2016). “Os mascotes são um dos símbolos mais representativos dos Jogos. Eles têm a missão de encantar e envolver o público, principalmente, as crianças”, explica o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Os mascotes Rio 2016 terão site próprio e perfil nas redes sociais.