Natal Azul na Tijuca | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Natal Azul na Tijuca

Publicado por cidadedorio em 07/12/12 | Site

Ações de natal em prol das crianças será realizada na Tijuca

Unir uma duradoura ação social em favor de crianças carentes com um ambicioso projeto em defesa do meio ambiente é o objetivo do Natal Azul, iniciativa do grupo Dr. Veit que, no próximo dia 8 de dezembro, chega à sua 13ª edição, no Rio de Janeiro.

Agora serão atendidas 1.493 crianças, que, em meio a brincadeiras, ganharão presentes, kits de higiene bucal, noções de saúde odontológica e informações sobre como proteger a natureza. A comemoração do Natal Azul vai durar um dia inteiro, no Clube Municipal da Tijuca.

A preparação da festa começa sempre com um ano de antecedência, através da coleta de brinquedos por vários canais. O principal deles é a Clínica Odontológica Dr. Veit, na Tijuca, onde os pacientes têm a opção de pagar a primeira consulta com um presente infantil e praticar solidariedade. Duas semanas antes da celebração do Natal Azul, uma tenda recolhe presentes na esquina da avenida Melo Matos com a rua Hadock Lobo, perto da clínica.

Além dos funcionários, colaboradores e clientes do grupo Dr. Veit, voluntários das comunidades atendidas também participam da organização do Natal Azul, cuja primeira versão, no ano 2000, já conseguiu alegrar a vida de 80 crianças. O evento tem características próprias, como um Papai Noel azul que usa uma grande escova de dentes gigante no lugar do tradicional cajado e a presença de mais dois personagens: o menino Veitinho e seu herói Acqua Azul, que defende a água da Terra.

Com o tempo cresceu não só o envolvimento de pessoas e instituições, como também o número de crianças e comunidades atendidas, todas em áreas carentes. Agora o Natal Azul alcança 14 comunidades na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Tudo nasceu de um sonho generoso do Dr. Avelino Veit, fundador e CEO do grupo Dr. Veit, que, desde o início de sua carreira como dentista e empresário, decidiu estender seu conceito de sustentabilidade: não só os produtos e serviços de uma empresa devem ser sustentáveis, como também seu engajamento social muito além dos negócios.
O Natal Azul promovido pelo grupo Dr. Veit parte do espírito de solidariedade dos funcionários, clientes e colaboradores e culmina com uma celebração em que as crianças, orientadas por especialistas voluntários, aprendem a cuidar de si próprias e da natureza. Elas recebem presentes e muita informação útil para o resto da vida.

Na comemoração do Natal Azul as crianças brincam com recreadores em cama elástica, tobogã e touro mecânico; alegram-se com palhaços e mágicos; ganham lanche e brinquedos; mas, ao mesmo tempo, são estimuladas a pensar, desenhar e escrever sobre a importância da preservação da natureza; aprendem a escovar os dentes de forma correta e recebem um kit individual de higiene bucal para usar durante todo o ano.

“O Natal Azul é sustentável não só no seus objetivos, como até no nome e nos símbolos: originalmente a figura de Papai Noel se vestia de azul, cor predominante na Terra”, explica, orgulhoso, o Dr. Veit, que se confessa apaixonado pela cor azul.

Essa festa natalina guarda coerência com a visão sustentável do grupo Dr. Veit, que lançou produtos revolucionários, como a Dr. Veit Bio, primeira escova biodegradável do Brasil, e, entre outras iniciativas, mantém o projeto Salve o Planeta Azul, dedicado ao incentivo do consumo responsável da água e da coleta seletiva de lixo.

O projeto já fechou parcerias com a ONG Fundição Progresso e a banda Cidade Negra, instituições que também são comprometidas com ações sustentáveis. O selo do projeto lembra, por exemplo, que cada pessoa gasta pelo menos dez litros d´água quando mantém a torneira aberta enquanto escova os dentes.

Mais detalhes sobre o Natal Azul no Natal Azul