Nike Traz Mostra Digital ao Rio de Janeiro | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Nike Traz Mostra Digital ao Rio de Janeiro

Publicado por cidadedorio em 29/08/13 | Eventos

ART-SCIENCE_OF_FIT_UNIVERSALEVERYTHING_2_original

O movimento natural do corpo é o princípio por trás da filosofia de design da Nike “Natureza Amplificada”, e de sua mais recente inovação: o tênis Nike Free Flyknit. Este conceito com raízes no esporte serviu de inspiração para a mostra Natureza Amplificada: A Arte + Ciência do Forma, Flexibilidade + Liberdade, que a Nike traz para o Rio de Janeiro como parte da programação paralela da 3a Feira Internacional de Arte Contemporânea, a ArtRio 2013.

Buscando uma maneira distinta de traduzir suas inovações, a marca associou-se a um grupo de renomados artistas contemporâneos – Gisela Motta & Leandro Lima (Brasil), Universal Everything (Inglaterra) e Quayola + Sinigaglia (Itália). Eles criaram diferentes interpretações de sua nova filosofia de design, que celebra as qualidades naturais do corpo em amplificações criativas, mesclando elementos da natureza, tecnologia, design, arte e esporte. As obras estabelecem um diálogo com o público e despertam experiências sensoriais.

ART-SCIENCE_OF_FLEX_QUAYOLA-SINIGAGLIA_original

AS OBRAS

A instalação “Zero Hidrográfico”, da dupla brasileira Gisela Motta & Leandro Lima, explora o conceito de flexibilidade. Por meio da relação das ondas na superfície do mar, o que aparentemente parece ser o movimento da água é apenas o deslocamento hidrográfico. A obra, composta por uma teia de lâmpadas azuis fluorescentes, conduz o visitante a um estado de leveza provocado pela alusão ao movimento do oceano. Esse momento é rompido pelo zero hidrográfico, quando a aparente leveza transforma-se em instabilidade com os movimentos incessantes das ondas.

Em “Fit” da Universal Everything (visionário estúdio de criação inglês), formada por quatro vídeos, o visitante é estimulado a ativar os principais elementos da instalação por meio de seus movimentos e interagindo com linhas fluidas em diversas cores, que remetem à estrutura do tecido desse tênis. A ideia é de um prolongamento do tátil, do efeito refletido do corpo e do momento presencial.

Já “Flexure”,  vídeo instalação elaborada pelos artistas italianos Davide Quayola e Natan Sinigaglia, é uma escultura digital temporal, um monólito retangular que não para de se transformar. A obra é inspirada na tensão entre as suas propriedades físicas e os conceitos de elasticidade e liberdade.

 ART-SCIENCE_OF_FLEX_WIDRIG_original

COLEÇÃO NIKE FREE FLYKNIT CITY

A observação da biomecânica do corpo humano e a busca incessante por soluções de design levaram à criação de novas tecnologias. Nike Free Flyknit foca no aprimoramento do desempenho do pé e recria a sensação de correr descalço, maximizando ajuste, flexibilidade e liberdade. Para atingir esse nível de pioneirismo foi preciso a visão de um designer, o conhecimento de um engenheiro, a ajuda dos melhores atletas do mundo, inúmeras horas de pesquisa, além de muitas tentativas e muitos erros.

 GiselaMotta_LeandroLima (1)

A exposição marca a chegada ao mercado carioca da edição limitada da coleção Nike Free Flyknit City, que inclui seis versões diferentes do tênis inspiradas em seis cidades reconhecidas mundialmente como hub da prática de corrida: Nova York, Londres, Tóquio, Paris, Rio de Janeiro e Xangai.

A versão criada especialmente para o Rio traz uma combinação de preto, diferentes tons de cinza e amarelo no símbolo da marca e no solado. Este modelo será vendido exclusivamente no Brasil, na Nike Ipanema, a partir de 4 de setembro.

O Nike Free Flyknit é a fusão de duas das mais icônicas tecnologias de calçados de corrida: o ajuste preciso da parte superior do Flyknit e a flexibilidade da sola do Free. O modelo oferece os benefícios do movimento natural e suporte único.

A criação das novas tecnologias é só o primeiro passo de uma longa jornada no desenvolvimento de produtos que aprimorem naturalmente a performance humana. Afinal, a natureza não podia prever a importância atual dos milissegundos, das enterradas incríveis, ou das corridas nas paisagens urbanas.

GiselaMotta_LeandroLima

SERVIÇO

“NATUREZA AMPLIFICADA: A Arte + Ciência da Forma, Flexibilidade + Liberdade”

Data: de 4 a 8 de setembro – das 10h às 21h
Entrada Gratuita

Local: Armazém da Utopia
Av. Rodrigues Alves, s/nº ;  Armazém 6 – Cais do Porto/Rio .

Mais informações:  Natureza Amplificada