Nissan apresenta time de 30 atletas para os Jogos Rio 2016 | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Nissan apresenta time de 30 atletas para os Jogos Rio 2016

Publicado por SiteCidadedoRio em 27/11/12 | Rio 2014/16, Site

A Nissan apresentou, nesta terça-feira (27 de novembro), no Rio de Janeiro, os 25 dos 30 integrantes do “Time Nissan”, programa de incentivo a atletas com foco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A partir de um universo de mais de 300 inscritos pelo site Time Nissan, a banca formada pelo presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, pelo diretor de marketing da montadora, Murilo Moreno, pelo superintendente de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro, Marcus Vinícius Freire, pelo diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, Edílson da Rocha, e pelos mentores Hortência Marcari e Clodoaldo Silva, escolheu os 24 atletas olímpicos e seis paralímpicos que formarão o “Time Nissan”. O Ministério do Esporte enviou seus votos por email. O anúncio oficial da equipe, no Estádio de Remo da Lagoa, contou com a presença do CEO da Nissan, Carlos Ghosn, de executivos da Nissan, de dirigentes esportivos, autoridades, atletas e convidados. Os seis atletas olímpicos ainda não anunciados serão conhecidos após assinatura do respectivos contratos, o que não ocorreu em virtude de viagens e competições.

Fazem parte atualmente do “Time Nissan” representantes de 12 esportes olímpicos e 5 paralímpicos, sendo 12 homens e 13 mulheres nascidos em 11 estados brasileiros, de norte a sul (veja lista nominal abaixo).

“O Time Nissan vai dar apoio na formação de promissores atletas de diversas regiões rumo aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Com esse projeto, a Nissan pretende contribuir com o desenvolvimento do esporte e deixar um legado para os atletas brasileiros”, disse o CEO da Nissan, Carlos Ghosn, que ganhou dos atletas uma bandeira brasileira autografada

Para contribuir na formação “extra-campo” dos integrantes do “Time Nissan”, a montadora promoverá workshops e seminários constantes. No encontro realizado nos dois dias anteriores ao anuncio oficial da equipe, os atletas já participaram de palestras sobre Espírito Olímpico (com a medalhista olímpica Adriana Behar), relacionamento com a imprensa e mídias sociais. Outros temas incluirão gestão de carreira, psicologia do esporte, nutrição, apenas para citar alguns. A Nissan prevê também atividades com os treinadores dos atletas.

Todos os integrantes da equipe receberão carros modelo Livina XGear, considerado o top de linha Livina da Nissan. Para atender às necessidades dos atletas paralímpicos, os veículos serão adaptados. Os custos de seguro, manutenção e revisão serão de responsabilidade da montadora.

“Nosso objetivo, com isso, é facilitar a mobilidade dos atletas, colaborando para uma melhor qualidade de vida e também para o melhor desempenho durante os treinamentos”, disse François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.

O esgrimista Jovane Guissone, campeão dos Jogos Paralímpicos de Londres, é um bom exemplo desse benefício. Para treinar, o atleta gaúcho chegava a gastar quatro horas por dia em condução.

Hortência Marcari, ícone do basquete brasileiro e medalhista olímpica, e Clodoaldo Silva, um dos maiores medalhistas paralímpicos de todos os tempos, serão os “mentores” desses jovens atletas, acompanhando a preparação e dividindo suas experiências pessoais e esportivas até o início das competições, em 2016.

A Nissan do Brasil é patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e fornecerá 4.500 veículos com foco na energia limpa (etanol, gás natural e eletricidade).

Fazem parte do “Time Nissan” os atletas (ordem alfabética):

Adriana Araújo, boxe
Alessandra Marchioro, natação
Ana Marcela de Jesus, natação
Evandro Gonçalves, vôlei de praia
Felipe Kitadai, judô
Franck Caldeira, atletismo
Graciele Herrmann, natação
Guilherme Toldo, esgrima
Isabel Swan, vela
Isabela Ramona Macedo, basquete
Leonardo de Deus, natação
Nivalter Santos, canoagem
Raphaela Galacho, taekwondo
Renata Decnop, vela
Renato Rezende, ciclismo
Rosangela Santos, atletismo
Vitor Araújo, vôlei de praia
Yamaguchi Falcão Florentino, boxe
Ygor Coelho, badminton

Cláudia Cícero dos Santos, remo
Dirceu Pinto, bocha
Edência Garcia, natação
Jovane Guissone, esgrima
Michele Ferreira, judô
Susana Scharnardof, natação