Nosso cafezinho de sempre | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Nosso cafezinho de sempre

Publicado por blogcidadedorio em 30/06/12 | Site

Por Silvana Vargas,

Recebi duas postagens recentes sobre usos e costumes e, ainda no clima da recente Rio+ 20, da Sustentabilidade e da Vida resolvo escrever aqui.

Na primeira postagem do New York Times(16/5/2012-WELL ) há uma referência a certa pesquisa realizada recentemente que aponta para o fato de que beber café com regularidade pode ajudar a viver mais. Tal pesquisa recolhida do New England Journal of Medicine procura avaliar a relação entre consumo de café e saúde. Seus resultados preliminares apontam uma relação entre a cafeína e o aumento da pressão arterial que resulta em benefício para a saúde de algumas pessoas.

De imediato, lembrei-me de que as cafeterias proliferam em nossa cidade. Aqui mesmo em Ipanema,temos cafeterias nas esquinas,em lojas e até mesmo no interior de livrarias bem conhecidas. O pingado,uma preferência dentre oito em dez cariocas,trata-se da espuma do leite servida sobre café servido na xícara menor. Desenhos com chocolate feitos por quem prepara personalizam o mimo. E o melhor é que nesses lugares encontramos de maneira casual artistas e famosos. Eu mesma já encontrei com Millôr Fernandes (saudades dele!), João Bosco e alguns outros.

Quando se diz que …Ipanema tem glamour…. é isso! Esse bairro tem charme até no interior das cafeterias.

A outra postagem fala da total proibição do fumo numa localidade na Alemanha. Medida comum nestes novos tempos. Mas esse tema por si vale uma crônica que fica para uma próxima vez. O cigarro fica para depois.

Então está combinado? Vambora tomar um cafezinho….