O BMX Freestyle no Rio de Janeiro | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

O BMX Freestyle no Rio de Janeiro

Publicado por cidadedorio em 03/04/13 | Aventura

72933_355739761198854_1680078253_n

O BMX Freestyle é uma modalidade de BMX que vem crescendo cada vez mais no Rio de Janeiro. Para desvendar mais deste esporte entrevistamos o atleta Brian Santos, um dos ícones do esporte na cidade.

Ele vai nos contar um pouco mais sobre o esporte, dar dicas e falar das perspectivas. 

Cidade do Rio – O que é o BMX Freestyle?

Brian Santos - Para alguns é um esporte e para outros estilo de vida. É caracterizado por manobras que vão desde as simples às arriscadas. Praticado em cima de uma bike aro 20, em percursos com rampas para aéreos (Park), rampas de terra (Dirt Jump), simulações de obstáculos encontrados nas ruas, como escadas e corrimãos (Street) e manobras no solo (Flatland).

406905_540348035994630_951331708_n

Cidade do Rio – Há muitos praticantes no Rio de Janeiro? A cidade tem bons locais para o esporte?

Brian Santos - Sim, a cada dia que passa surgem novos amantes e praticantes do esporte. O Bmx do Rio de Janeiro vem crescendo bastante no cenário nacional e internacional.

O Rio tem sim bons locais para os treinos, como por exemplo, a rampa do Aterro do Flamengo, Ilha do Governador, Bowl do Rio Sul, entre outros. Não posso deixar de citar o local onde treino, na cidade (Teresópolis-RJ), que é vista como uma escolinha de Bmx no Rio de Janeiro.

Felizmente o Rio vem em uma sequência de construções de rampas, o que para os esportes radicais é muito bom, mas infelizmente vou dar como exemplo uma das pistas que acabam de ser construídas, que é a pista de Madureira, onde acontece um preconceito, pois só é permitida a pratica de skate e patins no local, sendo o Bmx banido de uma área publica (na minha opinião).

Cidade do Rio – Como você começou a praticar Bmx?

Brian Santos - Nossa! É uma história longa, mas vou tentar resumir. Iniciei no esporte em 2005, por influência de um amigo de infância, acabei largando o futebol e o skate. Nasceu uma paixão pelo Bmx que me fez trocar um par de tênis por um bike, foi essa decisão somada ao trabalho árduo que fez eu me tornar um piloto profissional de Bmx.

Cidade do Rio – Nos Jogos Olímpicos 2016, essa modalidade esportiva estará estreando, quais as perspectivas?

Brian Santos - Não é a modalidade que eu pratico, mas tenho vários amigos que praticam o Bicicross. É bom que esta modalidade esteja nas olimpíadas, pois torço para os atletas e além disso, as outras modalidades do Bmx se tornarão cada vez mais reconhecidas.

 Cidade do Rio – Quais as dicas que você daria para quem quer praticar?

Brian Santos - A dica que eu dou é para que procure um local ideal para a pratica do Bmx que tenha outros praticantes, assim os iniciantes podem aprender com quem tem mais experiência. E que também usem sempre os equipamentos de proteção.

893896_584915468200441_739204499_o

Cidade do Rio – Existe uma fan page que incentiva o esporte no Rio?

Brian Santos - Sim, existe a BmxRio, que é uma fanpage de web notícias com o objetivo reunir e disponibilizar informações sobre todo o Bmx do Rio de Janeiro. Os leitores da Cidade do Rio que quiserem ficar mais informados sobre o Bmx carioca é só curtir a fanpage.

Fanpage – BMX RIO

Minha fanpage de atleta – Brian Santos
Twitter – Brian Santos BMX
Instagram – @briansantosbmx