O Chafariz da Condensa e a antiga Casa de Correção | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

O Chafariz da Condensa no Rio Comprido e a antiga Casa de Correção no Catumbi

Publicado por cidadedorio em 28/07/15 | Rio

1A5A9830

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Estamos acostumados a ver somente a beleza dos monumentos encontrados pontos turísticos mais tradicionais, mas nos esquecemos que pela cidade estão espalhados monumentos de rara beleza e que podem ser contemplados. Muita gente passa pelo Rio Comprido e não sabe que numa praça ao lado do Elevado Paulo de Frontin há um dos chafarizes mais bonitos do Rio. Outro monumento de grande beleza é o portão da antiga casa de detenção que funcionou no Catumbi.

A Rua Frei Caneca no Catumbi fica próxima de uma das grandes atrações do Rio de Janeiro, o Sambódromo.  Mas a região esconde uma outra obra de arte arquitetônica. O antigo portão Casa de Correção do Rio de Janeiro, é um monumento grande beleza. O local também chamada de Casa de Correção da Corte, data de 1835. O portal com detalhes em pedra e brasão, além do portão de ferro bem trabalhado já foi símbolo de temor de quem ali entrava e de liberdade a quem saia. Em 2010 o antigo presídio foi demolido parta construção de condomínios, só restando o bonito portão de entrada da antiga casa de correção.

1A5A9875

O Chafariz da Praça Condesa Paulo de Frontin é outra jóia carioca. Foi feito na França pelo escultor Auguste Martin em ferro fundido. O chafariz anteriormente ficava em Vila Isabel, e foi transferido para o Rio Comprido em 1977. O monumento é formado por figuras do mar, com um tristão, duas sereias, que apoiam uma bacia que tem uma criança acima.

O chafariz do Rio Comprido passa despercebido por boa parte dos cariocas, escondido pelo gigante de concentro que é o elevado que passa ao lado.