O futuro chegou no Rio de Janeiro | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

O futuro chegou no Rio de Janeiro

Publicado por cidadedorio em 13/06/13 | Rio

_MG_4216

Até pouco tempo, pensar em trens que levitam sobre os trilhos parecia ficção científica ou assunto para um futuro distante. Mas esse futuro está cada vez mais perto. O Maglev-Cobra, trem brasileiro de levitação, já está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Aplicações de Supercondutores – LASUP da Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com outras instituições.

O veículo recebeu esse nome por ser flexível como uma cobra e ter a capacidade de realizar curvas bem estreitas, já que é formado por anéis. Mas sua principal característica é ser ecologicamente correto. Como é movido por energia elétrica, não emite gases poluentes. Além disso, seu custo de implantação é, aproximadamente, um terço do valor que é necessário para instalações de Metrô.

Atualmente, o sistema está sendo implantado na UFRJ em uma linha de testes com finalidades experimentais. Operando em uma área doada pela prefeitura da Cidade Universitária, ligará os dois Centros de Tecnologia levando professores e alunos.

O objetivo é disponibilizar a novidade para aplicação comercial fazendo com que as linhas sejam expandidas para conexão de aeroportos. O Maglev-Cobra possui alta tecnologia não poluente com custo acessível, sendo considerado uma verdadeira revolução no transporte coletivo brasileiro.

Mais do que estimular o crescimento industrial e científico no Rio de Janeiro, o Maglev-Cobra é um exemplo de como o desenvolvimento urbano podem estar aliado à sustentabilidade.

Rio to Live