Os ases indomáveis nasceram no Rio | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Os ases indomáveis brasileiros nasceram no Rio

Publicado por blogcidadedorio em 28/05/12 | Destaques da Home, Site

Pouca gente sabe, mas quando a Esquadrilha da Fumaça, esse orgulho nacional; encanta o mundo no seu show, ela leva consigo um pouco da nossa ousadia, da história do Rio de Janeiro.

A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Com as aeronaves NA T-6, eram executadas manobras de precisão como “Loopings” e “Tounneaux” com duas aeronaves. Posteriormente, após os comentários em terra, onde discutiam todos os detalhes, os aviadores passaram a voar com três aeronaves e, finalmente, com quatro.

Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo.

Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.

Foi assim que os cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de Esquadrilha da Fumaça. A primeira escrita foi a sigla FAB, nos céus da praia de Copacabana.

A Esquadrilha da Fumaça completa 60 anos de muita coragem, capacidade, disciplina e beleza. Fique com este vídeo do show que a Esquadrilha fez no céu da Cidade do Rio.

Agradecimentos a Seção de Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça por nos ceder as fotos e vídeo que ilustram essa matéria.