Os trens são como artérias que dão vida a Alemanha | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Os trens são como artérias que dão vida a Alemanha

Publicado por cidadedorio em 26/11/13 | Viagens

_MG_7030

ICE no Aeroporto de Frankfurt

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Eles são tão importantes quantos os aviões e os carros. Estão nas cidades de médio e grande porte. Já fazem parte da paisagem e vida das terras alemãs.

Na Alemanha, as linhas férreas, os trens, e as Bahnhof (estações de trem) estão por todo lado.

As Bahnhof são como enormes corações nas grandes cidades alemãs. É impressionante ver a diversidade e quantidades de trens e linhas, e a quantidade de pessoas que preferem se locomover de trem ao invés dos carros. 

_MG_7123

Linhas férreas da Estação de Trem em Colônia

Nós fomos visitamos a Bahnhof de Frankfurt, Colonia e Berlin e ficamos hipnotizados. É fascinantes ver os trens regionais, os trens que ligam as grandes cidade e o ICE (trem bala alemão) compartilhando o mesmo espaço. Tudo cronometricamente na hora exata.

Os trens tem uma pontualidade “inglesa”, ou melhor, uma pontualidade alemã de impressionar.

_MG_6874

Mais destalhes da estação de trem no Aeroporto de Frankfurt

Nós viajamos no ICE, e a impressão que ficou foi a melhor possível. Inclusive, há uma estação de trem dentro do Aeroporto de Frankfurt, o que enseja a integração de moldais de transporte. Nas cidades onde o avião não chega, e até nas que ele atende, o trem é mais uma opção.

A rapidez, o conforto, e o equilíbro do ICE encantam qualquer um que use esse serviço, quando já nos demos conta já estávamos em Bonn.

Em Berlin, há duas Bahnhof que são remanescente de quando a cidade era dividida em oriental e ocidental. E o impressionante é ver a integração dos trens regionais e do ICE, com o UBahn (metro) e o SBahn (uma espécie de trem suspenso), tudo isso na mesma estação, as vezes até no mesmo andar de plataformas.

As coisa se integram de tal forma que você sai de um trem e entra no outro, e não fica a ver navios, sem um meio de transporte eficiente para seguir viagem.

_MG_6879

Linha férrea no Aeroporto de Frankfurt

Assistam ao vídeo mostrando como funcionam os trens na Europa, com destaque a Alemanha.

Para informações sobre trajetos e preços de passagem de trens na Alemanha, visite o site da DB.

Acompanhem mais reportagens sobre a Alemanha na Coluna Viagens.