Paredão das Paineiras, um enigma em meio a Floresta da Tijuca | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Paredão das Paineiras, um enigma em meio a Floresta da Tijuca

Publicado por blogcidadedorio em 10/11/12 | Aventura, Site

Por Diogo Fagundes / André Delacerda

Ir as Paineiras, fazer uma caminha, tem se tornado um hábito de muitos cariocas, tem cada vez mais pessoas fazendo isso. E olha que é uma subida daquelas. Andar pelas ladeiras em meio a floresta são também uma das diversões nos finaís de semana. A busca por um maior contato com a natureza e uma vida saudável são umas das marcas do local.

Mas, tem algo que muita gente olha sem muita atenção lá em cima das Paineiras, um paredão de pedras, com blocos quase que colocados perfeitamente uns sobre os outros. A imagem chamaria atenção se estivesse em um país com monumentos pré-colombianos. 

O paredão é a diversão dos escaladores, inclusive nossa equipe já experimentou subir ali.

O paredão certamente é natural, mas que é curioso é, não há inscrições antigas, exceto por algumas pichações, fato que é lamentável. Vale ai nosso alerta a administração do Parque Nacional da Floresta da Tijuca, e o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ligado ao Governo Federal, sobre as pichações em algumas áreas do parque.

Olhando o monumental paredão, a primeira coisa que nos vem a mente é que este foi construído por uma civilização antiga. Viagens a parte. Esse é um recanto do Rio de Janeiro que todo carioca deveria descobrir uma vez na vida.

Foto: A. Delacerda