E as bandeiras do Brasil e do Rio? Sumiram das ruas! | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

E as bandeiras do Brasil e do Rio? Sumiram das ruas!

Publicado por cidadedorio em 14/03/14 | Rio 2014/16

IMG_5819

Bandeira do Brasil em posto de gasolina na Praia do Flamengo

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Percorrendo as ruas cariocas encontramos poucas bandeiras do Brasil e do Rio de Janeiro. Será que está faltando patriotismo e brasilidade?

Tirando algumas bandeiras vistas na porta de hotéis, uma em Humaitá em frente a um importante centro empresarial e um outra repartição pública, quase não vemos a bonita bandeira nacional tremulando nas nossas ruas, praças e avenidas.

Como seria bonito percorrer o Aterro e ver um daqueles postes de luz gigantes com alguma bandeira avivando assim nossa brasilidade. Ou então trafegar pela Linha Vermelha ou Avenida Brasil e observar durante o percurso algumas a bandeira da nossa cidade e do Brasil em alguns trechos.

Ah! falta até bandeira Olímpicas nas ruas! Faltam pelo menos dois anos e ainda não vimos nenhuma bandeira olímpica avisando a nossa população que somos a próxima sede e que os valores olímpicos devem ser divulgados.

As poucas bandeiras nacionais que ainda encontramos em pouquíssimas partes do Rio estão surradas e em estado lamentável.

Você percorre países como Estados Unidos e alguns europeus, e verifica que lá a bandeira é um ícone importante que evoca o amor da população por sua pátria. Infelizmente aqui ela está esquecida.

Só vemos bandeiras em jogos da seleção e olhe lá! Ou em algum outro evento esportivo. E quando elas aparecem acreditamos que é somente uma coreografia. Está faltando amor pelo Brasil.

Da parte das nossas autoridades talvez falte o incentivo para que nossos jovens e população tenham a nossa bandeira como algo que nos dar orgulho, que nos incentiva a fazer o melhor pelo país e pelo Rio de Janeiro, e também querer o melhor por estes dois lugares que tanto amamos.

Os turistas estrangeiro visitando o Rio de Janeiro pela primeira vez devem notar também que pouco cultuamos nossos valores e símbolos, deve causar estranheza nesses visitantes o fato de pouco se ver a bandeira verde e amarelo nas nossas ruas.

Está na hora de fazermos uma campanha para que nossas bandeiras passem a ser mais vistas nas praças e logradouros.

Vamos diminuir essa falta brasilidade!!