Praça Paris: contemplação e vida saudável | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Praça Paris: contemplação e vida saudável

Publicado por blogcidadedorio em 24/08/12 | Site

A Praça Paris sem dúvida é uma das mais bonitas do Rio!

Com chafariz, estátuas e arbustos com formatos ornamentais, a praça nos remete um passeio a lugares, como o que dá nome a mesma, com o charme do jardins da cidade luz. A praça foi construída pelo urbanista francês Alfred Agache, em 1926 a pedido do prefeito Antonio Prado Junior.

Tem muito carioca que passa com destino ao Centro e nunca parou para apreciar a beleza deste lugar, que fica bem próximo a Lapa e ao Passeio Público, do qual falaremos num outro dia.

Mas, o que nos traz aqui neste post, é para falar de uma coisa bem bacana, uma coisa que combina e está no DNA do carioca a busca pela saúde, práticas saudáveis, esportes.

Pois bem, a Praça Paris, não é só um lugar para se contemplar a beleza, para curtir um namoro, escrevo, fazer fotos é também um lugar para os esportes. Encontramos muitos cariocas fazendo cooper na pista de terra batida, se alongando, fazendo aulas de ginastica ao ar livre. O que foi uma  boa surpresa, pois normalmente as praças em áreas centrais ficam abandonadas, ou ocupadas por moradores de rua. Essa ocupação pela população que vai fazer esportes e ter uma vida saudável é muito salutar, pois retoma um hábito bem antigo, a convivência das pessoas e interação nas praças. Que coisas bacanas como estas aconteçam em muitas e muitas praças do Rio, ganha o carioca, ganha a praça que tem mais conservação pois a população fiscaliza e ganha o Rio!