Preservar a arquitetura | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Preservar a arquitetura

Publicado por blogcidadedorio em 12/09/12 | Site

As grandes cidades ao redor do mundo já descobriram que preservar a história e cultura é algo bastante importante tanto para a população, quanto para os turistas que as visitam. Cidades como Berlin na Alemanha, Viena na Austria, Pagra na Republica Tcheca, investem bem na conservação das suas jóias arquitetônicas.

De um lado, ao preservar o patrimônio histórico estimula-se a população a interagir com seu passado, valores e preservar uma parte da cidade que já foi muito importante, mas que não deixa de ser singular para a formação das futuras gerações. Do outro lado ao cuidar do patrimônio histórico, estamos demonstrando o grau de civilidade da nossa cidade e também apresentando ao mundo novas atrações, que certamente atrairão o interesse de milhares de turistas.

No Rio de Janeiro, ainda há muito o que fazer, a cidade tem um rico acervo de prédio coloniais, principalmente na área central da cidade, e espalhados em bairros como São Cristóvão, Botafogo, Tijuca e outros.

Boa parte deles necessita de cuidados por parte do poder público, e também da iniciativa privada.

Nas nossas andanças pela cidade encontramos obras de arte como este colégio em Botafogo, que por sorte está sendo restaurado, o colégio é o Marechal Hermes, e tem detalhes preciosos junto ao telhado, como azulejos, e afrescos com livros, e coisas usadas pelos estudantes nos estudos.

Gostaríamos de ver muito mais prédio como este espalhados pela cidade sendo restaurados.