O Rio 2016 e o espírito de transformação da sociedade | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

O Rio 2016™ e o espírito de transformação da sociedade

Publicado por cidadedorio em 19/07/13 | Rio 2014/16

IMG_5798

Logomarca dos Jogos Rio 2016

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Ontem estivemos visitando o Rio 2016™ que tem sua sede sustentável localizada ao lado da Estação do Metrô do Estácio. Fomos conhecer o Projeto Olímpico com mais detalhes, entender todo o conceito de transformação que o Rio de Janeiro está passando e viverá até 2016 e pós Jogos.

Na visita tivemos a possibilidade de conversar de forma franca e aberta sobre o projeto e conhecer o que o Rio 2016™ está preparando para o Rio de Janeiro, tanto no âmbito físico quanto no social, além de debatermos sobre a a importância da sociedade vivenciar e se engajar em um processo como este.

IMG_5783

Equipes trabalhando no prédio Rio 2016™

De início, uma das coisas que nos chamou atenção no prédio sede do Rio 2016™, foi constatar que este foi todo projetado e construído de forma sustentável, principalmente no ponto de vista da ocupação dos espaços, local que no futuro poderá ser remodelado visando trazer outros benefícios a sociedade carioca.

No Rio 2016 trabalham profissionais do Rio de Janeiro, de várias partes do Brasil e do mundo. A visão de integração da equipe, a preocupação com o social, com os legados físicos e imateriais dos jogos são elementos visíveis no ambiente de trabalho.

IMG_5796

Símbolo Paralímpico da Rio 2016

Uma das preocupações do Rio 2016™ é que os Jogos Olímpicos que a cidade irá sediar possam benefícios como o engajamento social e mudanças positivas para os habitantes desta. Estimulando a superação, a busca de objetivos, a transformação social através do esporte, e principalmente, solidariedade e humanismo que podemos solidificar mais na sociedade que vivencia um evento deste porte.

IMG_5788

Equipamentos que apresentam os locais dos jogos com interatividade

Há também a preocupação com o legado físico, com os benefícios urbanísticos que o Rio de Janeiro começa a viver, as transformações no sistema de transporte tão importante para os Jogos, mas sobretudo para a população.

Outro legado importante e que tem sido trabalhado e planejado, é o que poderá gerar maiores incentivos aos esportes como instrumento de melhoria de qualidade de vida e mudanças sociais.

IMG_5805

Sede do Rio 2016™, ao lado do Metrô do Estácio

Em breve traremos mais informações sobre o Rio 2016™!