Rio Antigo, o passado que sobrevive em meio a modernidade da cidade | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Rio Antigo, o passado que sobrevive em meio a modernidade da cidade

Publicado por cidadedorio em 19/12/12 | Site

Por Diogo Fagundes e André Delacerda

Existe um Rio de Janeiro com ares de cidade medieval, de vilarejo pequeno do interior lusitano. Uma cidade que convive lado a lado com o moderno, e na qual muitos cariocas caminham por ela sem prestar atenção, sem saber da sua importância. Uns até falariam para derruba-lá pois se tratam de coisas velhas sem valor, mas, deveriam parar e pensar.

Esse é um Rio de Janeiro que traz um charme a cidade, que nos mostra que o presente atual tem um passado de esplendor.

Com um rico acervo colonial esta cidade tenta respirar sufocada pelo concreto, pelos vidros espelhados, ela vive num gueto, quase escondida, mas ela também, tem seus dias de destaque, e tem sido descoberta por muitos cariocas que tem a elegido como espaço para cultura e encontros entre amigos, nos inúmeros bares e restaurantes que tem espalhado pelas várias ruas estreitas.

Uma cidade que pretende ser o centro das atenções, e continuar a receber mais e mais turistas do mundo todo, deve preservar o seu passado, e esta preservação passa por uma melhor requalificação das estruturas antigas com uma parceria entre o público e o privado, uma melhor conservação e limpeza dos logradouros que fazem parte do centro antigo do Rio de Janeiro, bem como, a conscientização da população carioca, sobre a importância desta cidade que muito das vezes reside no esquecimento.

Essa cidade antiga, é tão importante quanto a atual, pois ela guarda nossa história e valores, e certamente é uma joia que agrega valor a cidade moderna. Não existe uma grande cidade de destaque no mundo, exemplos Paris, Roma, Berlim, sem um patrimônio histórico bem conservado.

Sabemos que uma parte dela esta sendo revitalizada por obras na região portuária. Uma ideia seria o poder público municipal recorrer a financiamentos do BIRD para preservação do patrimônio histórico cultural do Rio antigo, assim como fez um dia Salvador com a reforma do Pelourinho.

E convidamos aqui aos cariocas a prestarem mais atenção no belo casario, nos detalhes das ruas antigas, evitarem também de deixar lixo acumulado nestas áreas, uma cidade bem cuidada, sem dúvida valoriza a todos e até ao patrimônio privado.

Olhemos com mais carinho para o Rio antigo!

Fotos: Diogo Fagundes