Rio de Janeiro tem 12 mil "Supertalentos" | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Rio de Janeiro tem 12 mil “Supertalentos”

Publicado por cidadedorio em 07/04/15 | Rio

14657986811_588f371abf_o

Uma cidade além do potencial humano espetacular

A visão que muito tem do ensino público é que este não potencializa e não tem possibilidade de encontrar pessoas com habilidades especiais. No Rio, parece que este cenário está mudando. Em 2014, foram identificados cerca de 12 mil alunos considerados “Supertalentos” que estudam no ensino fundamental na rede pública do Rio de Janeiro.

Os jovens frequentam 400 salas que fazem parte da rede de ensino público onde fazem atividades que complementam o curriculo regular. Nestas aulas eles debatem sobre arte, fazem jogos, vivenciam experimentos científicos, dentre outras atividades e tem contato com pessoas de universidades.

Muito das vezes as pessoas acham que alunos superdotados são puramente acadêmicos, mas as habilidades se manifestam em várias áreas.

“A gente tem a tendência de achar que o superdotado é o aluno brilhante, acadêmico. Mas as altas habilidades podem se expressar de várias formas. No talento para música, artes, escrita, esportes. Temos três ginásios olímpicos para onde vão alunos com disposição para esportes ou interesse na área esportiva. Podem trabalhar com nutrição, serem jornalistas esportivos” Explica a Secretária Municipal de Educação em entrevista a Revista Época/Estadão.