Rio de multiplos ecossistemas | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Rio de multiplos ecossistemas

Publicado por blogcidadedorio em 05/06/12 | Site

A Cidade do Rio é uma das poucas metrópoles do mundo que possuem uma variedade tão grande de ecossistemas. Além disso, é pioneira no que diz respeito a consciência ambiental.

Foi graças a ação empreendida por um dos seus maiores filhos, o imperador D. Pedro II; que se reflorestou o Maciço da Tijuca, criando assim, a maior floresta urbana do mundo.

Além da Floresta da Tijuca, a Cidade Maravilhosa, ainda possui ecossistemas importantes na área urbana, como a Lagoa Rodrigo de Freitas que passa por um processo de revitalização. O Parque Estadual da Pedra Bonita na Zona Oeste da cidade. E o sistema lagunar da Barra – Jacarepaguá. Infelizmente este último, se encontra em processo de degradação ambiental, principalmente pelo despejo de esgoto durante anos.

Há também a terceira maior baía do Brasil, a da Guanabara, que há décadas passa por um processo de despoluição, ainda aquém dos resultados esperados.

Neste mês a cidade volta a ser destaque no centro dos debates ambientais, com a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.