Rio + Design apresenta projetos inovadores de 60 escritórios de design no Jockey Club, em novembro | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Rio + Design apresenta projetos inovadores de 60 escritórios de design no Jockey Club, em novembro

Publicado por cidadedorio em 05/11/14 | Eventos

Mobiliário Urbano de SP_MODELO CAOS(abrigo)_Indio da Costa Design

A Rio + Design volta à cena carioca entre os dias 5 e 9 de novembro no Jockey Club, na Gávea, reunindo 115 peças de 60 escritórios de design do Rio de Janeiro, recorde para o evento. A mostra, promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (Sedeis), em parceria com SEBRAE-RJ e SENAI Rio, está em sua sétima edição consecutiva e traz como tema o design aliado à exploração e tecnologia.

“A exposição Rio + Design contribui para consolidar o Rio de Janeiro como referência de design no Brasil e em nível internacional. Temos potencial para nos tornarmos referência nessa área e a exposição é uma das responsáveis para essa consolidação. Além disso, o design é parte das atividades fluminenses que integram a economia do século 21, fundamental para o desenvolvimento do Estado nos próximos anos”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

Banqueta Ícone_Bold Design (2)

As peças em exposição, muitas das quais premiadas, têm diferentes funções e propostas. Há barcos, aparelhos de ginástica e projeto de mobiliário urbano da cidade de São Paulo, vencedor de licitação internacional criados pela Indio da Costa AUDT. Há artigos do cotidiano, como bolsa para carregar vinhos em silicone da Bold Design, carteira criada a partir de aparas de laminado de bambu da Bolei e colar de borracha com efeito metalizado de Marzio Fiorini. Para a casa, há banco feito em madeira e acrílico da Carbo Design, banco que utiliza o excedente de cipós da Amazônia de Ivan Rezende, luminária criada a partir de laminados de madeira e PET com  base em concreto da Mais Ofício, poltrona Tangelina da Lattoog inspirada na fruta tangerina, além de capacete para paraquedismo, de Ricardo Sá Freire, criado com policarbonato e fibra sintética antibacteriana.

Além desses, há muito mais produtos. Projetos conceituais, como a nova marca Rio Galeão – Aeroporto Internacional Tom Jobim do escritório Ana Couto Branding, que será apresentada detalhando o processo criativo de elaboração, que envolveu 20 profissionais entre estrategistas, redatores, diretores de arte, designers gráficos e de produto e equipes de produção; e a marca Rio450 da Crama Design Estratégico, criado em comemoração ao aniversário da Cidade Maravilhosa.

Linha Ouriço_Angela Carvalho Design Consciente

A expectativa da organização da Mostra, que conta com 500 mil reais de investimento, é de que cerca de 15 mil pessoas visitem a Rio + Design, que estará aberta ao público de 5 a 9 de novembro, das 14h às 22h. A visitação é gratuita.

Para a Subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, esta edição da mostra destaca os processos que garantem a agregação de valor aos produtos e serviços. “Naturalmente que o fator estético aliado ao conforto se destaca sempre, mas agora mostramos a alta tecnologia associada ao design. O Gota da PUC é um bom exemplo em que encontramos solução do design para tornar a exploração de petróleo mais prática e eficiente”, explica Dulce Ângela.

A curadoria é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Conselho Consultivo de Design: Guto Indio da Costa, da Indio da Costa AUDT,  Ângela Andrade, Diretora Executiva da Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (AJORIO), Cláudio Magalhães, Diretor do Departamento de Design da PUC/RJ, Dan Strougo, da 99designs, Ricardo Leite, da Crama Design Estratégico, Zanini de Zanine, do Studio Zanini e Leonardo Eyer, da Bold Design.

Serviço: 
Mostra Rio + Design 
Local: Jockey Club do Rio (Praça Santos Dumont, 31 – Gávea)
Data: 4 a 9 de novembro (aberto ao público a partir do dia 5)
Horário: 14h às 22h.
Entrada gratuita.