Rio, um canteiro de obras do Porto a Jacarepaguá | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Rio:um canteiro de obras do Porto a Jacarepaguá

Publicado por cidadedorio em 27/11/13 | Rio 2014/16

_MG_4226

Região portuária do Rio que passará por grandes transformações 

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

O  Rio de Janeiro vive um momento de grandes obras. A cidade se transformou em um canteiro de obras públicas e privadas, e por conta disso o cenário da cidade tende a se alterar nos próximos anos.

A maioria desses investimentos são impulsionados pela Copa de 2014 e principalmente pelos Jogos Olímpicos Rio 2016.

parqueolimpico_rio-1

Parque Olímpico que está sendo construído em Jacarepaguá

Os maiores conjuntos de intervenções acontecem na área do Porto do Rio e bairros adjacentes e no antigo Autódromo, em Jacarepaguá, hoje em obras para se transformar em um Parque Olímpico.

Os valores são expressivos, na casa dos bilhões. Só as intervenções para revitalização da área do no Porto do Rio de Janeiro devem alcançar as cifras dos 8 bilhões.

Nos próximos anos, o carioca vai ter que conviver de um lado com o caos no trânsito devido a quantidade de obras, mas também transformações que prometem melhorar o mobiliário urbano e a mobilidade do carioca.

Aliado a isso, as incorporadoras e construtoras tem aproveitado o aquecimento do mercado nessas regiões do Rio de Janeiro e lançado inúmeros prédios residenciais e comerciais.

trump-towers-porto-maravilha-rj-francisco-bicalho

Trump Towers junto a Rodoviária Novo Rio

Até empresas estrangeiras como o grupo Trump estão voltando seus investimentos ao mercado carioca. No caso do grupo americano, eles planejam construir torres futuristas na Avenida Francisco Bicalho num investimento de bilhões de dólares.

A cidade também tem a promessa de novos corredores viários, pontes estaiadas, repaginamento de ruas e avenidas, e recentemente com o leilão do Aeroporto Tom Jobim – Galeão para o grupo Odebrecht por 19 bilhões, mais uma frente de obras e investimentos projeta-se agora na direção da Ilha do Governador.

Espera-se que as obras tragam melhor qualidade de vida, beleza, e também, preservem o ambiente carioca, não competindo com as belezas naturais da cidade, tão famosas mundo a  fora.