RioMarket 2014 | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

RioMarket 2014

Publicado por cidadedorio em 10/09/14 | Eventos

1404677207375

Rio de Janeiro, uma cidade que respira produções audiovisuais

O Festival do Rio chega trazendo novamente importante seminários e rodadas de negócios. É o RioMarket 2014.

Profissionais e amantes do cinema e televisão já podem marcar na agenda: o RioMarket, maior evento da indústria audiovisual da América Latina, acontece entre os dias 24 de setembro e 2 de outubro no Armazém 6 do Cais do Porto, no Rio de Janeiro. Área de negócios do Festival do Rio, o RioMarket já se consolidou no calendário de eventos nacional, trazendo todos os anos uma programação intensa, que busca fomentar o setor e capacitar os profissionais da área.

20140706_172807

RioMarket trará ao Rio de Janeiro bons seminários de TV e Cinema

Durante 9 dias, produtores, roteiristas, diretores, autoridades, advogados, técnicos e profissionais da indústria audiovisual brasileira e internacional se reunirão para trocar informações e discutir sobre o setor com o público. Mais de 40 mesas de debates e 7 workshops, entre atividades pagas e gratuitas, compõem a programação, que ainda conta com o RioScreenings, as Rodadas de Negócios, o TV Show e o Film Show, reunindo mais de 200 especialistas em produção, figurino, som, animação, marketing e outras áreas. As inscrições para essas atividades já estão abertas no site.

Em 2014, o RioMarket chega com formato renovado, com a programação dividida em dois mercados segmentados. O RioMarket TV, focado especificamente na indústria da televisão, ocorre entre 24 a 26 de setembro, e apresentará os modelos de negócios e tendências de sucesso. De 29 de setembro a 2 de outubro, o RioMarket Film reunirá os profissionais da indústria cinematográfica abordando temas relevantes e discutindo as oportunidades de negócios atuais. O participante este ano tem a opção de se inscrever para os três dias de RioMarket TV ou quatro dias de RioMarket Film, de acordo com seu interesse.

Dentro de cada segmento, o já consagrado RioSeminars vai trazer debates com temas diversos e atuais de interesse dos profissionais. Grandes nomes, como Gale Anne Hurd, produtora executiva da série “The Walking Dead”; Janie Bryant, figurinista da série “Mad Men”; Marc Halsey, roteirista do seriado “The Carrie Diaries”; Renato Falcão, diretor de fotografia dos filmes “Rio” e “Era do Gelo 4”; e Andrew Meyer, produtor executivo do filme “Tomates Verdes Fritos”; são alguns dos convidados internacionais já confirmados que vão participar de mesas e ministrar Master Classes e Workshops.

Com o objetivo de potencializar os negócios dentro do mercado audiovisual, o RioMarket promove o RioScreenings, as Rodadas de Negócios e o Film Show. O RioScreenings é um espaço em que profissionais do mercado de cinema, TV e festivais podem visualizar produções disponíveis para aquisição, distribuição ou coprodução. Os produtores podem inscrever suas produções de qualquer formato audiovisual que se encontrem finalizadas ou em fase de finalização, desde que haja um suporte audiovisual e que tenham sido produzidas a partir de 2012. Já as Rodadas de Negócios são reuniões pré-agendadas em que produtores apresentam seus projetos disponíveis para aquisição, distribuição e coprodução, de cinema, TV, VOD, etc, a profissionais do mercado audiovisual, convidados do RioMarket. É uma ótima oportunidade de aproximar aos produtores dos profissionais do mercado, possibilitando intenso networking e troca de informações.

No Film Show, uma das novidades que o RioMarket traz este ano, produtores brasileiros apresentarão seus projetos disponíveis para distribuição e coprodução para produtores, distribuidores e sales agents. O objetivo é fazer com que esses profissionais tenham acesso a novas possibilidade de negócios e os e produtores possam apresentar seus projetos. Para isso, haverá uma pré-seleção, de forma a garantir que estes projetos já estejam em fase avançada de desenvolvimento com proposta de roteiro e orçamento, além de outras informações.

Outra novidade desta edição é o TV Show, uma atividade exclusiva para convidados em que canais de TV terão a oportunidade de apresentar seus line-ups do próximo semestre, no estilo upfront, para agências de publicidade, anunciantes e profissionais de marketing.

Últimas tendências do mercado de televisão e oportunidades de negócios no RioMarket TV

O RioMarket TV, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de setembro, apresentará seminários sobre as atuais tendências do mercado de TV. Grandes profissionais da indústria da TV irão participar de seminários abordando temas como as tendências do mercado internacional, expansão de negócios, oportunidades de negócios para o Brasil, aspectos jurídicos nas obras televisivas e video on demand. O mercado também permite acesso direto a canais de TV e produtores a fim de ampliar negócios, e contato com grandes players nacionais e internacionais.

Um dos destaques desse ano será a participação da produtora da série “The Walking Dead”, Gale Anne Hurd, que apresentará um seminário no dia 24 de setembro.

RioMarket Film traz produtores e distribuidores apresentando as oportunidades de negócios no mercado de cinema

O RioMarket Film, que acontecerá entre os dias 29 de setembro e 2 de outubro, apresentará uma programação com seminários que discutirão os temas mais recentes da indústria do cinema. Serão debatidos temas como oportunidades de negócios e coprodução entre o Brasil e outros países, financiamento de filmes, a digitalização e uma avaliação do atual mercado brasileiro de cinema.

Uma grande oportunidade para produtores nacionais ampliarem seus negócios, produzindo filmes para o mercado brasileiro, hispânico e internacional.

Profissionais da área de produção, distribuição, exibição e sales agents, estarão reunidos, visando ampliar o mercado brasileiros e trazer novos investimentos para os projetos. Além de contar com a presença de grandes representantes da área de cinema de países como os EUA, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela.

No dia 1 de outubro, serão realizadas palestras voltadas para as oportunidades entre o Brasil e o México, país homenageado no Festival do Rio esse ano, com a presença de produtores e exibidores mexicanos.

Janie Bryant, Andrew Meyer e Marc Halsey entre os convidados

A programação de Workshops e Master Classes do RioMarket 2014 traz renomados profissionais da indústria audiovisual. A premiada figurinista do seriado americano “Mad Men”, Janie Bryant, e a best-seller do New York Times, Monica Corcoran Harel, apresentarão um Master Class de Figurino, destacando o fenômeno do seriado na indústria da moda. Andrew Meyer, o produtor do clássico do cinema “Tomates Verdes Fritos”, também participará da edição 2014, apresentando o Workshop Produzindo um filme, além de apresentar um Master Class no mesmo dia. O roteirista dos seriados “The Carrie Diaries”, “Brothers & Sisters” e “The Client List”, Marc Halsey, ministrará o Workshop de Roteiro, explicando seu processo ao escrever um episódio.

Programação Gratuita

O RioMarket 2014 também contará com programação aberta ao público nos dias 27 e 28 de setembro. Nesses dias serão apresentados workshops sobre os temas mais atuais da indústria audiovisual e uma programação em parceria com a GloboNews com mostra de filmes, workshops e seminários. No dia 26 será oferecido um workshop aberto ao público comandado pelo diretor de fotografia, Renato Falcão, responsável pelo trabalho de Camera & Staging em filmes como “Rio”, “Rio 2”, “Era do Gelo 4” e “Reino Escondido”. Em todas estas atividades, é necessário fazer a inscrição pelo site.

Do dia 4 a 7 de outubro, será apresentada uma programação extra voltada à capacitação de jovens. As palestras contarão com grandes nomes da indústria audiovisual brasileira, que falarão sobre as suas experiências em áreas como roteiro, direção de fotografia, figurino e direção de arte.

Films From Rio

Através da união de forças inédita do setor audiovisual carioca, o SICAV – Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual, a FIRJAN, a RioFilme, o Festival do Rio/RioMarket, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o SEBRAE e a Rio Film Commission da Prefeitura do Rio, criaram o programa Films From Rio, que tem como objetivo identificar oportunidades e promover a indústria audiovisual do Rio de Janeiro no exterior. O projeto se juntou a parceiros de peso: o Marché du Film/Festival de Cannes e Ventana Sur, de Buenos Aires, que abriram seus mercados aos participantes do programa e co-assinam a coordenação da iniciativa.

A primeira ação da Films From Rio foi realizada no Marché du Film durante o Festival de Cannes, em maio deste ano, e garantiu a participação efetiva de 7 produtores cariocas e seus projetos cinematográficos. A ação iniciada em Cannes será desenvolvida no Festival do Rio/RioMarket e posteriormente no Ventana Sur, envolvendo três módulos: Preparação técnica e jurídica no Rio antes dos eventos no exterior; Atendimento, apoio, promoção e divulgação durante os mercados internacionais; Apoio pós-mercado, com follow-up de negociações e avaliação de resultados, na preparação de cada projeto para o mercado seguinte.

RioMarket Jovem

O RioMarket, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), dará continuidade ao projeto RioMarket Jovem, com adolescentes de comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro, promovendo uma imersão à indústria audiovisual através de seminários e workshops durante todo o evento.