Rocky Man 2014 receberá grandes feras do MTB e das corridas de montanha no dia 8 de novembro no Rio de Janeiro | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Rocky Man 2014 receberá grandes feras do MTB e das corridas de montanha no dia 8 de novembro no Rio de Janeiro

Publicado por cidadedorio em 06/11/14 | Aventura

1A5A0736 A Cidade e sua natureza serão palco de muita aventura

Rio de Janeiro está acostumado com as corridas de rua e aos ciclistas nas ciclovias. Mas no dia 8 de novembro, a “Cidade Maravilhosa” vai ser invadida por grandes nomes do mountain bike e da corrida de montanha. O Rocky Man 2014 é uma competição multiesportiva recheada de esportes radicais. Pelas trilhas e ruas cariocas, os atletas disputam o título do Rocky Man.

As atividades acontecerão em meio aos cenários urbanos e naturais do Rio de Janeiro, passando por grandes vias e locais pouco explorados: Ipanema, São Conrado, Floresta da Tijuca, morro da Babilônia, Praia Vermelha e orla de Copacabana.

Na Corrida de Montanha, destaque para dois velhos conhecidos do Rocky Man. Defendendo a equipe Quasarlontra, o carioca Iazaldir Feitosa, 40 anos, é um dos destaques. Já participou da edição de 2013 do Rocky Man, venceu o The North Face Endurance Challenge 50K em 2011, na Argentina. Multicampeão do circuito XTERRA. Como é do Rio de Janeiro, Iazaldir conhece bem a cidade e é um grande reforço para a sua equipe. 

“O nível de atletas do Rocky Man é tão alto que a minha preparação tem uma atenção muito especial no mês que antecede a prova. Necessito competir em eventos que façam com eu possa elevar meu nível como atleta, e o Rocky Man me oferece esta condição”, afirma Iazaldir.

Outro destaque do trail run é o pintor mais rápido e resistente de Santa Catarina. Gilliard Pinheiro, natural de Bombinhas, defende a equipe Sulbrasilis. Em 2013, o atleta deixou os estrangeiros boquiabertos ao vencer com folga a duríssima corrida de montanha de 38 quilômetros do Rocky Man. O catarinense é tetracampeão da K42 Bombinhas, uma das maiores e mais famosas corridas de montanha do Brasil.

Mas o público não vai acompanhar apenas a corrida. Rasgando as ruas e trilhas do Rio de Janeiro, os mountain bikers também têm seus destaques. Diretamente de Joinville (SC), Ricardo Pscheidt, de 33 anos, é o destaque da equipe Selva. Ele é tricampeão brasileiro de mountain bike cross-country, coleciona participações em Pan-Americanos, Sul-Americanos e Mundiais. E diretamente da França, um campeão olímpico de MTB estará presente. Miguel Martinez, de 38 anos, completou no ano 2000 a tríplice coroa: venceu o Mundial de MTB, a Copa do Mundo e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sidney. A Team França aposta na experiência do super-campeão para vencer nas bikes.

“O Rocky Man não é para qualquer um, os atletas que disputam as provas são experientes e campeões. Para nós é uma alegria muito grande contar com nomes de expressão nas categorias. É algo muito raro e muito especial ver todos esses grandes atletas alinhados em uma mesma prova. Muitos deles nunca se enfrentaram diretamente”, afirma Andrea Estevam, da editora Rocky Mountain, organizadora do evento.

Além do Mountain Bike e da Corrida de Montanha, o ROCKY MAN 2014 receberá mais três provas individuais e duas coletivas. Skate, Surfe e Stand Up Paddle serão as outras modalidades disputadas individualmente, enquanto canoa polinésia e corrida em equipe serão disputadas coletivamente. A competição é promovida entre equipes, e quem tiver o menor tempo acumulado nas provas individuais e coletivas será o grande campeão da edição de 2014.

O evento é uma realização da editora Rocky Mountain e conta com os patrocínios da Petrobras e Light, além do apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Kaiser Radler e Thule.

Programação ROCKY MAN 2014

8 de novembro – Sábado

7h00: Surfe, no Arpoador: 5 baterias, sendo a largada em Ipanema – os surfistas terão que correr dois quilômetros antes de caírem no mar

8h00: Mountain Bike, largada em Ipanema: 40km de distância e chegada no Parque Nacional da Tijuca

9h30: Skate, Posto 10, em Ipanema

10h00: Corrida de montanha, largada na Trilha do Parque Nacional da Tijuca – 25 km (etapa feminina) e 32 km (etapa masculina) e chegada na Lagoa Rodrigo Freitas

14h30: Stand Up Paddle, na Lagoa Rodrigo Freitas (Parque dos Patins): 8km

16h30: Canoa Polinésia, na Praia Vermelha – circuito de 12Km

18h00: Corrida final por equipe, na Praia Vermelha: 10Km com chegada no Posto 10, em Ipanema