Team USA vence primeira edição do Rocky Man | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Team USA vence primeira edição do Rocky Man

Publicado por SiteCidadedoRio em 05/11/12 | Aventura, Site

Água, terra e ar foram os elementos que envolveram os atletas que estiveram na primeira edição do Rocky Man. Neste sábado, 03 de novembro, 20 equipes (15 brasileiras e 5 estrangeiras) participaram do maior evento multiesportivo do Brasil, no Rio de Janeiro. Nesta disputa histórica, quem marcou o nome no hall da fama dos “homens de pedra” foram os atletas da equipe dos Estados Unidos, Paul Romero, Chuck Patterson, J. Marschall e Karen Castle, que conseguiram ser os mais constantes nas provas de surfe, mountain bike, stand up paddle corrida de montanha, parapente, canoa polinésia e corrida de rua. O time norte-americano terminou a competição com o tempo acumulado de 7h21min44seg, seguido pelas equipes paulistas Núcleo Aventura (7h25min16seg), formada por Alessandro Matero, Alexandre Manzan, Joe Vieira e Cristina de Carvalho e IronMan (7h28min10seg), dos atletas Antônio Carlos “Totó”, Manuela Vilaseca, Gilard Pinheiro e Rodrigo Ranieri. As equipes campeãs dividiram a premiação que somada chegava a U$ 30 mil.

“A corrida foi perfeita, o Rio de Janeiro é perfeito e o time foi perfeito. Estamos muito satisfeitos, durante a prova nos divertimos, choramos e cada um deu o melhor de si, por isso conseguimos o melhor resultado possível”, comemorou o capitão e ciclista do Team USA, Paul Romero.

A equipe norte-americana foi o mais constante da competição e ainda conquistou a prova de parapente, com Karen Castle. Entre as equipes nacionais, a Núcleo Aventura foi a melhor, terminando com o vice-campeonato.

“Fui convidado pela Cris (Cristina de Carvalho) para correr e pedalar e fiquei empolgado com essa proposta, mesmo sabendo que não conseguiria dar tudo de mim nas duas provas. Mesmo assim fiquei muito satisfeito com o resultado. Perdemos por detalhes. Competir em equipe é muito diferente, é preciso estar 100% o tempo todo”, observou Alexandre Manzan, que correu a corrida de trilha e fez a prova de mountain bike pela equipe Núcleo Aventura.

As disputas começaram logo cedo com a prova de surfe, na Praia do Arpoador. Quem levou a melhor foi o time Ecomotion, que terminou na primeira colocação com o free surfer profissional, Pedro Scooby. O atleta fez o maior somatório das cinco baterias -15.10.

Após o surfe, foi a vez da prova de mountain bike, que largou do Arpoador e terminou na Lagoa Rodrigo de Freitas, passando pelo Parque Nacional da Tijuca, num circuito de 38 km. O ciclista mais rápido do dia foi Edivando Souza Cruz, da equipe do Rio de Janeiro, XTERRA, que terminou o percurso em 1h18min34seg. Na sequência foi a vez da disputa de Stand Up Paddle, prova que tinha um percurso de 4km na Lago Rodrigo de Freitas. Invicto há dois anos, Luiz Carlos Guida fez jus ao apelido de “animal” e faturou mais uma.

Depois da água o asfalto e a terra. Os atletas enfrentaram 30 km de uma corrida duríssima com muitas subidas de alto nível. Correndo pela equipe IronMan, o catarinense Gilard Pinheiro, venceu a prova em 2h43min44seg. Na disputa seguinte, o parapente, a norte-americana Karen Castle, campeã mundial de asa delta, levou os pontos da prova para a equipe de seu país.

Na penúltima e mais difícil disputa do Rocky Man, a canoa polinésia, o time Canoar SOS Mata Atlântica confirmou o favoritismo e terminou o percurso de 12km em primeiro. Na sequência vieram a equipe norte-americana e o time Brasília Multisports

Já na corrida final deu Brasil novamente, com a equipe Brasília Multisports cruzando a linha de chegada unida. Na sequência vieram os times Selva e Núcleo Aventura, ambos de São Paulo.

“O Rio de Janeiro é um dos melhores playgrouds que a gente tem para um evento como o Rocky Man.Uma cidade linda que acolhe e respira todos os esportes. Sonho com essa prova há cinco anos e juntos com governo e prefeitura conseguimos tirá-la do papel”, comentou Caco Alzugaray, empresário, atleta de corridas de aventura e idealizador do Rocky Man.

O Rocky Man é uma realização da editora Rocky Montain e conta com os patrocínios da Petrobras, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro e Riotur.

RESULTADOS DAS SETE MODALIDADES:

SURF:

1º – Pedro Scooby (Ecomotion-SP) – 15:10

2o  – Flávio Nunes (ABRAME-CE) – 13.25

3º – Bruno Pitanga (Gantuá Millennium – BA) – 9.30

Mountain bike

1º – Edivando Souza Cruz (XTERRA-RJ) – 1h18min35seg

2º – Ricardo Pscheidt (Sulbrasilis – SC) – 1h19min45seg

3º – Alexandro  Ferreira (START – RJ) – 1h22min35min

SUP

1º – Luiz Carlos Guida (Quasar Lontra- SP)

2º – Alessandro Matero (Núcleo Aventura – SP)

3º -Chuck Patterson (Team USA – EUA)

Corrida de Montanha

1o – Gilard Pinheiro (IRONMAN-SP) – 2h43min44seg.

2º – J. Marshall (Team USA – EUA) – 2h47min07seg

3o – Sérgio Trecamán (XK Race – ARG) -  2h 48min18seg

Parapente

1º – Karen Castle (Team USA-EUA)

2º – Rodrigo Ranieri (IRONMAN – SP)

3º – Silvina Marti (XK Race – ARG)

Canoa Polinésia

1o – SOS Canoar Mata Atlântica – SP

2º – Team USA – EUA

3º – Brasília Multisports – DF

Corrida de Rua (tempo somado a etapa de canoa)

1º – Brasília Multisports – DF – 1h59min43seg

2º – SELVA – SP – 2h13min09seg

3º – Núcleo Aventura – SP – 2h16min49seg

 *crédito – divulgação das fotos: Rocky Man