Time de primeira na reciclagem de resíduos durante a Copa do Mundo FiFA Brasil 2014™ | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Time de primeira na reciclagem de resíduos durante a Copa do Mundo FiFA Brasil 2014™

Publicado por cidadedorio em 10/04/14 | Rio 2014/16

IMG_8795

Marcando um gol pela reciclagem no Brasil

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

A coleta de resíduos sólidos para reciclagem é algo que vem de encontro com as praticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, principalmente pois fazemos parte deste.O Brasil tem bons exemplos de reciclagem, porém, ainda engatinha quando o assunto é reciclagem e coleta seletiva nas grandes cidade.

Nos grandes eventos que acontecem em ruas, e locais em que ocorrem esportes e show que podemos observar a enorme quantidade de garrafas e outros materiais de papel e plásticos que poderiam ser reciclados. Hoje temos um belo exemplo dos catadores de lixo, que estão nas ruas reciclando e ganhando seu sustento através da coleta espontânea. É graças a eles que muita coisa melhorou, e somado a isso temos empresas como a Coca-Cola que tem no seu histórico décadas de engajamento no tema da reciclagem.

E é da união dos catadores de todos o Brasil, com a ação consciente da Coca-Cola Brasil que surge um projeto bacana que vai acontecer durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™, e certamente será um belo exemplo e incentivo aos brasileiros a se engajar no processo da reciclagem.

IMG_8803

Diretoria da Coca-Cola Brasil engajada no treinamento de catadores

Durante a Copa do Mundo todo o lixo sólido produzido nos estádios será coletado e encaminhado à reciclagem nas cooperativas apoiadas pela Coca-Cola Brasil participantes do projeto Coletivo Reciclagem, que oferece suporte para a gestão e capacitação em 400 cooperativas em 22 estados. No Rio de Janeiro, todo o material coletado no Maracanã será destinado a Rede Movimento, que tem 34 cooperativas associadas. A estimativa é que sejam produzidas cinco toneladas de resíduos passíveis de reciclagem a cada partida da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

IMG_8837

Catadores treinando para o trabalho nos estádios durante da Copa do Mundo

O curso teve uma carga horária de 4h e nas aulas os catadores aprenderam como manusear os equipamentos que serão utilizados durante o Mundial. Eles foram treinados também sobre a dinâmica de trabalho dentro do estádio, além de terem recebido informações sobre segurança e questões comportamentais.

“Avaliamos a experiência realizada na Copa das Confederações de forma bastante positiva e, em parceria com a FIFA, resolvemos levar a ação para as 12 cidades-sede. A participação dos catadores foi fundamental para o resultado. Pensando na Copa do Mundo, decidimos ir além e contribuir também para o crescimento profissional e pessoal desse grupo. Por isso, criamos o Treinamento para Gestão de Resíduos nos Estádios da Copa do Mundo da FIFA™”, explica Michel Davidovich, vice-presidente e diretor-geral da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

IMG_8839

Uma celebração pela reciclagem

A iniciativa da Coca-Cola Brasil tem o objetivo de estimular a expansão da coleta seletiva de lixo urbano nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014™. A reciclagem de resíduos está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010, que cria normas para a coleta, o destino final e o tratamento de lixo urbano e industrial, entre outros.

IMG_8821

Fuleco entra na torcida pela reciclagem no BRasil

Todas as ações da Coca-Cola durante a Copa das Confederações da FIFA e da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ serão baseadas nos três legados que a companhia pretende deixar para o País com o evento: reciclagem, comunidade e vida ativa.

IMG_8852

Time reunido em prol da reciclagem