Tour do Rio: Chegou a hora da maior competição de ciclismo do país | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Tour do Rio: Chegou a hora da maior competição de ciclismo do país

Publicado por cidadedorio em 28/08/13 | Eventos

_MG_0265

A ansiedade dos amantes do ciclismo enfim vai chegar ao final. Nesta quarta-feira, 28 de agosto, a quarta edição do Tour do Rio dará sua largada, na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, às 10h. Serão cinco dias e 827 km de muita pedalada, até a chegada, no dia 1º de setembro, no Rio de Janeiro. Com a presença de destaques nacionais e mundiais da modalidade – o Tour recebe um total de 18 equipes, sendo oito estrangeiras e dez nacionais. O evento distribuirá premiação recorde de 250 mil reais.

A movimentação de bikes no Rio de Janeiro começa antes mesmo da largada. Nesta terça-feira, 27 de agosto, véspera do evento, é aguardada não só o término da chegada de todas as equipes como também será um dia para treinos livres, checagem de equipamento e ajustes finais. Também na terça, às 16h, está marcado o Congresso técnico com a equipe completa do Tour (atletas, organizadores, árbitros). O evento contará ainda com a comissária da UCI e do Tour do Rio, Isabel Fernandes, responsável pelo ciclismo de estrada nos Jogos Olímpicos de 2016. O evento apresentará o briefing da prova e decretará a abertura oficial da mais importante competição do ciclismo brasileiro. 

“O nível do Tour do Rio sempre foi ótimo, mas não para de crescer. O Tour é uma prova conhecida hoje mundialmente, o que da visibilidade aos nossos atletas e incentiva a elite do ciclismo nacional”. Para a diretora técnica da prova, Rita Almeida, o evento ganhou ainda mais força recentemente, quando Gustavo Veloso (OFM/Quinta da Lixa/Goldentimes) conquistou a 75ª edição da Volta a Portugal, uma das mais tradicionais provas do ciclismo mundial. A equipe portuguesa é uma das oito estrangeiras na busca pela retomada do título do Tour do Rio, que, em 2012, foi conquistado pela primeira vez por time e ciclista brasileiros.

Além de Gustavo Veloso, a lista de grandes ciclistas internacionais no Tour do Rio conta com nomes do quilate do espanhol Óscar Sevilla (EPM-UNE, da Colômbia). Vice-campeão da Vuelta España 2001 e o melhor jovem do Tour de France 2001, Sevilla, aos 36 anos, ainda pedala em alto nível, como comprova o título da Vuelta Colombia 2013. O equatoriano Byron Guama (Team RPM / Equador), tetracapeão da Vuelta Ecuador e 3º colocado no Tour do Rio 2012 o irlandês Stephen Clancy (Team Novo Nordisk / EUA), melhor ciclista não-profissional da Irlanda em 2011, e o francês Ludovic Turpin (Velo Club Gran Case St. Martin / França), que já participou de cinco edições do Tour do Rio e, em 2012, venceu o Tour de Guadaloupe, são alguns outros destaques que vêm de fora.

O evento é composto por cinco etapas com paradas nas cidades de Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis, Rio das Ostras, passando por mais de 20 municípios do Rio de Janeiro entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.

 Campeões

Ganham o Tour do Rio o atleta e a equipe que fizerem o menor tempo nas cinco etapas. Ao longo da competição, no entanto, há vários outros desafios. Os ciclistas disputam bonificações que ajudam no caminho até o título.

 Mais do que esporte

Difundir a cultura da bicicleta no país, além de promover a maior competição de ciclismo da América Latina, é uma das missões do Tour do Rio. Durante a competição, serão oferecidas atividades de entretenimento, responsabilidade social e lazer.

 Adeus Rodinhas: O programa de iniciação ao ciclismo e às leis de trânsito deverá reunir mais de mil crianças, a parir de cinco anos, nos locais de chegada da prova. Não é preciso levar a bicicleta e a participação é gratuita. A ação acontecerá sempre às 9h – antes da chegada dos atletas.

 Guia do Ciclista: O Tour do Rio desenvolveu uma cartilha com dicas de segurança para os ciclistas baseadas no Código de Trânsito Brasileiro. A ideia do guia é destacar as regras de trânsito que motoristas, ciclistas e pedestres convivam em maior harmonia. O Guia será distribuído durante as ações do Adeus Rodinhas.

 Doação e coleta de equipamentos esportivos: O Tour do Rio abraça o movimento Mentes de Ferro, através da Campanha Good Fit CICLISMO que coleta itens esportivos, acessórios e bikes, novas ou usadas. O material será doado para jovens e crianças moradoras das comunidades pacificadas. As doações serão recebidas na chegada da competição, dia 1º de setembro, de 8h as 12h, na quinta da Boa Vista.

O Tour do Rio é uma realização do Instituto Faça, com organização da Conexão e supervisão técnica da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro e aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte pelo Ministério do Esporte. Patrocinando o evento estão Grupo Bradesco Seguros e Light, que foram as primeiras empresas a investir no Tour do Rio e, posteriormente, no Desafio Tour do Rio, e são grandes nomes quando se trata de incentivo ao ciclismo em geral. O Grupo Bradesco Seguros com o Movimento CONVIVA, que dissemina valores de cidadania, contribuindo para a convivência mais harmoniosa entre pedestres, ciclistas e motoristas. E a Light com a Copa Light, competição ciclística que ocorre na Avenida Presidente Vargas, desde 2008, e teve quase 500 atletas inscritos na edição de 2012.

Também patrocinando e apoiando o evento estão Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Taesa, Firjan, Shimano e Peugeot, este último responsável pela doação de todos os veículos utilizados na Caravana Tour do Rio.

EQUIPES TOUR DO RIO 2013:

Nacionais
CASCAVEL (PR) - 
CLUBE DATARO DE CICLISMO / MAXXIS CALYPSO / BOTTECCHIA

SANTA MARIA MADALENA (RJ) - FW ENGENHARIA / AMAZONAS BIKE / AÇOS MIL / PREFEITURA DE SANTA MARIA MADALENA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP) - FUNVIC / BRASILINVEST / SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
RIBEIRÃO PRETO (SP) - SÃO FRANCISCO SAÚDE / AÇUCAR CARAVELAS / GOLD MEAT / SME
SOROCABA (SP) - IRONAGE / COLNER / PENKS
SANTOS (SP) - GRCE CICLISMO MEMORIAL / PREFEITURA DE SANTOS
AMERICANA (SP) - SÃO LUCAS / GIANT / CELUCAT / AMERICANA
SUZANO (SP) - DSW AUTOMOTIVE / SUZANO
RIO CLARO (SP) - VELO / GIANT / SEME / RIO CLARO
BARUERI (SP) - BARUERI / PENKS / NEW MILLEN / VZAN / MAXXIS / DKS

 Internacionais

ÁFRICA DO SUL – WORLD CYCLING CENTRE AFRICA MTN QHUBEKA FEEDER

ARGENTINA – BUENOS AIRES PROVINCIA

COLÔMBIA -EPM–UNE

EQUADOR – TEAM RPM – ECUADOR

ESTADOS UNIDOS – TEAM NOVO NORDISK

FRANÇA – VÉLO CLUB DE GRAN CASE

ITÁLIA – VINI FANTINI SELLE ITALIA

PORTUGAL – OFM / QUINTA DA LIXA / GOLDENTIMES

PERCURSO TOUR DO RIO

De 28 de agosto a 1 de setembro de 2013

Cinco Etapas – Total de 827 km.

 

1º Etapa: Rio de Janeiro – Itaguaí / Mangaratiba – Angra dos Reis | 162,8km

Data: 28/08/2013

Largada: Praça do Ó, Barra da Tijuca (posto 3) – 10h

Chegada: Praia do Anil – 14h15(previsão)

 

2º etapa: Volta Redonda – Valença / Levy Gasparian – Três Rios | 167,2km

Data: 29/08/2013

Largada: Prefeitura Municipal de Volta Redonda – 10h

Chegada: Rua Pref. Alberto L. Lavina com a Rua Carlos Ribas – 14h (previsão)

 

3º etapa: Três Rios – Itaipava / Petrópolis  - Teresópolis | 120,3 km

Data: 30/08/2013

Largada: esquina da rua Pref. Alberto L. Lavina com a Rua Carlos Ribas – 12h

Chegada: Prefeitura – 15h

 

4º etapa:Teresópolis – Guapi/ Cachoeiras de Macacu/ Casemiro de Abreu – Rio das Ostras | 196,3km

Data: 31/08/2013

Largada: Prefeitura – 7h

Chegada: Lagoa do Iriry – 11h50 (previsão)

 

5º etapa: Rio das Ostras – São Pedro da Aldeia / Rio Bonito / Ponte Rio – Niterói  - Rio de Janeiro | 180,7km

Data: 01/09/2013

Largada: Lagoa do Iriry – 7h

Chegada: Quinta da Boa Vista – 10h40 (previsão)