TransOeste e os BRTs | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

TransOeste e os BRTs

Publicado por blogcidadedorio em 10/04/12 | Destaques da Home, Site

No último final de semana a equipe do Cidade do Rio esteve na região do Recreio, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Cruzamos a Avenida da Américas no trecho em que estão sendo feitas as obras das TransOeste com a ampliação das pistas, o novo viaduto e posteamento que esta sendo implantado na via, além do corredor onde vão circular os BRTs. Além disso, 0bservamos que as obras das futuras estações de passageiros estão bastante adiantadas, inclusive, há algumas prontas.

Nesta reportagem vamos apresentar imagens do caminho exclusivo onde circulará o BRT, além das estações. 

O BRT e a TransOeste visam melhorar a locomoção na cidade, principalmente para a Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Estes devem entrar em operação ainda no primeiro semestre de 2012. Espera-se que a obra diminua o percurso entre a Barra da Tijuca e Campo Grande, principalmente reduzindo o tempo de locomoção de passageiros.

Um dos problemas que a TransOeste pretende reduzir são os grandes congestionamentos nas vias da região em que passa. Para dá  maior fluxo ao transporte de massa, as pistas centrais terão uma via em casa sentido destinada a nova modalidade de transporte de passageiros, o BRT.

Outro ponto a se chamar atenção, é que atualmente na Avenida das Américas há um número excessivo de semáforos, espera-se que com as obras eles diminuam ou melhorem a sincronização. Já que estes equipamentos dão uma sensação atualmente de um caminho interminável e deixam o trânsito ainda mais lento na hora do rush.

Por André Delacerda