Três anos para o Rio 2016™ | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Três anos para o Rio 2016™

Publicado por cidadedorio em 05/08/13 | Rio 2014/16

3 anos para os Jogos Rio 2016

Equipe do Rio 2016™  na contagem regressiva para os Jogos

A contagem regressiva para o Rio 2016™ atinge mais um grande marco na próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, quando faltarão exatamente três anos para o início do maior evento esportivo do planeta. Com cronogramas em dia, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ celebra a data anunciando o alcance, já em 2013, de 50% do total de patrocínios previstos até 2016, e o lançamento de um portal que estimulará o desenvolvimento de negócios de empresas de todo o país em torno dos Jogos, entre outras ações.

Na nova sede da entidade – uma estrutura modular, sustentável e acessível, de montagem rápida e que poderá ser reutilizada após os Jogos – o time Rio 2016™ avança na organização, reunindo hoje, em 56 áreas funcionais, cerca de 500 profissionais com experiência em megaeventos esportivos – em 2016 chegarão a 8.000 colaboradores. Um dos pontos vitais de preparação dos Jogos é o planejamento da instalação modelo, que está sendo executado desde junho até setembro.  O objetivo do chamado “Model Venue Exercise” é elaborar uma base de planejamento de recursos – espaço, equipes e materiais – que servirá como padrão para todas as instalações dos Jogos.  

Até meados de 2014, os conceitos definidos na instalação modelo terão sido replicados ao planejamento de todas as demais. E começarão a ser colocados em prática nos eventos-teste que acontecerão entre agosto de 2015 e abril de 2016.

“Graças ao time experiente e engajado do Rio 2016, estamos nos mantendo em dia com os compromissos assumidos, trabalhando com racionalidade para entregar Jogos de excelência em 2016. A parceria com os três níveis de governo também tem sido fundamental para vencermos estas primeiras etapas do grande desafio que é organizar os Jogos Olímpicos”, afirma o Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.

“Em Copenhague, em 2009, a equipe de candidatura do Rio 2016 prometeu entregar Jogos de celebração e transformação. Quatro anos depois, estamos usando os Jogos como catalisadores e essa transformação está ganhando forma, com novas estruturas esportivas e de transporte já em uso, novos hotéis em construção, a área do porto sendo renovada e projetos sociais ajudando a desenvolver a segurança e a vida das comunidades locais através do esporte. Ao chegarmos à marca de três anos para os Jogos, o Rio 2016 está trabalhando duro para cumprir sua visão e seus compromissos aos atletas de todo o mundo e à população do Brasil. Estou confiante de que a transformação do Rio vai continuar em ritmo acelerado e que atletas, fãs e cidadãos vão celebrar grandes Jogos Olímpicos junto com o Rio em 2016”, afirmou o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge.

Plano Comercial
O plano comercial do Rio 2016™, lançado em 2011, caminha para atingir a arrojada meta de alcançar a maior receita privada da história dos Jogos. Em dois anos, o comitê já alcançou 50% do valor total de patrocínios previsto até 2016.  Em 2013, o Rio 2016™ assinou contratos de alimentos embalados, lácteos e cerveja, e anunciará em breve um de seus parceiros de software e os de logística e tecnologia. O programa de licenciamento já conta com 200 produtos licenciados, nove contratos assinados e 17 em fase final de negociação.

“Depois de Atlanta 1996, o Rio 2016 é a edição dos Jogos Olímpicos com maior investimento privado da história”, reforça o Presidente do Rio 2016™, referindo-se não só às receitas do plano comercial como também à participação da iniciativa privada no financiamento, em parceria com os governos, das obras de construção das seguintes instalações dos Jogos: Vila Olímpica, Vila de Mídia, IBC, MPC, Campo Olímpico de Golfe e metade do Parque Olímpico da Barra.

O objetivo do Comitê Rio 2016™ é alcançar o equilíbrio entre receitas e despesas em seu orçamento, trabalhando com recursos privados, oriundos dos programas de patrocínio, licenciamento, venda de ingressos e direitos de transmissão. A contribuição dos governos no orçamento do comitê será feita sob a forma de prestação de serviços e compra de produtos, mantendo-se no valor de US$ 692 milhões previsto no dossiê de candidatura (valor de 2008). A revisão do orçamento do Comitê Organizador Rio 2016™ será anunciada até o fim deste ano.

Portal de Suprimentos
Para fomentar a participação de empresas de todo o país, especialmente as micro e pequenas, no projeto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, entra no ar agora em agosto o Portal de Suprimentos. Hospedado no site oficial do Rio 2016™, o portal permitirá que as empresas conheçam com antecedência o cronograma futuro de demandas do Comitê Organizador e, assim, possam se preparar para participar das licitações. A ferramenta oferecerá, inclusive, formas de qualificação através do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores.

O Portal de Suprimentos reforça o compromisso com a sustentabilidade que permeia todo o ciclo de gestão dos Jogos: através do Guia da Cadeia Sustentável, o Rio 2016™ descreve os pilares de sustentabilidade que orientam todos os requerimentos da área de Suprimentos e as certificações que o Comitê Organizador considerará diferenciais competitivos em seus processos de avaliação.

Pictogramas
Em novembro, os Jogos Rio 2016™ ganharão mais vida com o lançamento dos Pictogramas, símbolos que representam os esportes e modalidades do programa Olímpico. Eles integram o Programa de Marca dos Jogos e passarão a ser utilizados em toda a identidade visual dos eventos esportivos. Resultado de 16 meses de trabalho da equipe interna de design do time Rio 2016™, envolvendo também as áreas de Branding, Esportes e Integração Paralímpica, os pictogramas são aprovados por todas as Federações Internacionais e pelo COI.