Trilha do Morro Dois Irmãos - Vidigal | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Trilha do Morro Dois Irmãos – Vidigal

Publicado por cidadedorio em 19/08/13 | Aventura

_MG_0215

A imponência dos Dois Irmãos junto a praia

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

O Vidigal é uma comunidade que está na moda e uma das mais visitadas do Rio de Janeiro. Por sua posição estratégica e certamente uma das mais bonitas vistas da cidade, ela atrai a atenção de cariocas e principalmente turistas, que procuram a comunidade para lazer, curtir as festas, apreciar as vistas sobre as lajes, e nos últimos meses fazer a trilha aos Dois Irmãos.

Quando o Vidigal ainda não estava pacificado a subida pela trilha até o cume das duas montanhas era praticamente inacessível para cariocas e turistas, mas em tempos de pacificação, esta, virou uma das mais concorridas trilhas da cidade, principalmente pela múltiplas visões que se pode ter nos mirantes do Grande Irmão, a maior das duas montanhas. 

IMG_7464

Visão da Comunidade do Vidigal,  de onde inicia-se caminhada até a trilha

A trilha dos Dois Irmãos na verdade começa com uma caminhada pelas ruas do Vidigal, são quarenta minutos até o início da trilha precorrendo as ruas da comunidade. Tem gente que prefere subir no mototaxi, que também é uma boa aventura, já que as motos sobem ziguezagueando até o topo.

Seja lá qual for a sua escolha, o certo que transitar pelas ruas do Vidigal já é uma atividade bem interessante. Ter contato com a gente da comunidade, ver a arquitetura das casas umas sobre as outras, a cultura local, são com certeza uma atração.IMG_7434

A beleza de São Conrado vista do primeiro platô na trilha

A trilha começa no fundo das casas, vai se estreitando por uma pequena subida até um platô de terra, dai em diante, a caminhada é de média moderação, há alguns trechos em que o solo seco gera um pouco de dificuldade na caminhada, mas nada que não atrapalhe a subida.

IMG_7448

Fantástica visão da Rocinha do Alto do Dois Irmãos

Durante esse percusso existem inúmeros mirantes naturais de lá se pode apreciar a vista de São Conrado, da Pedra da Gávea e da Rocinha. Alias, uma das melhores visões que se pode ter da Rocinha. Se ver a comunidade bem de cima, proporcionando uma visão de toda a sua extensão.

IMG_7462

Na trilha se pode avistar parte da orla da zona sul

No caminho até o cume dos Dois Irmãos ainda se pode ter as visões do oceano, do Vidigal, das Ilhas Cagarras com seu belo traçado, é de encher os olhos estas vistas naturais, e talvez seja esse um dos motivos que fazem com que a trilha não seja muito cansativa.

IMG_7626

Bonita visão da sombra da montanha projetada no mar

A chegada ao topo dos Dois Irmãos é uma colírio aos olhos, são tantas possibilidades de visões do Rio de Janeiro que é até difícil escolher a mais bonita. Há um pequeno platô no canto direito de onde se pode ter uma bonita visão das Cagarras, da Comunidade do Vidigal de cima, e da sombra que da montanha projetada no oceano nos meses de inverno.

IMG_7958

Um dos mais bonitos entardecer do Rio de Janeiro

Logo mais a frente, há um mirante natural bem maior de onde se pode apreciar uma das mais bonitas vistas do Rio de Janeiro. De lá se avista a Lagoa, o Corcovado, muitos bairros da zona sul, e até Niterói com suas praias oceânicas.

Observar o Rio a noite do alto dos Dois Irmãos é algo indescritível. A cidade se iluminando de ante de ti com o Cristo Redentor certamente deve ser vista uma vez na vida. Vale muito a pena.

IMG_8266

Parte da cidade iluminada a noite, visão do maior platô no cume da montanha

Não se assuste se você for engolido por alguma nuvem, é emocionante, dependendo das condições climáticas elas podem aparecer do nada, está em meio a uma nuvem é uma das coisas mais bacanas que se pode vivenciar. Ver o bailar dela a sua frente também é uma visão sensacional.

IMG_8389

São Conrado e a Rocinha em meio as nuvens

IMG_8273

Minutos anteriores ao momento em que fomos envolvidos por uma nuvem

Se você resolver descer após o por do sol, tenha uma lanterna em mãos. No caminho de volta até o Vidigal, as visões da Rocinha e São Conrado a noite também são muito bonitas e digna de belas fotos.

IMG_8396

O Ritmo frenético da auto estrada Lagoa Barra a noite

Subir os Dois Irmãos via a comunidade do Vidigal são dois programões bem cariocas e que recomendamos todo mundo a fazer. Leve roupas leves, água, e um tênis confortável, e é claro uma lanterna, para caso você resolva descer a noite. Recomendado subir com pessoas que conheçam a trilha.

IMG_8394

Fantástica imagem da Rocinha, São Conrado e da silhueta das montanhas a noite