Tudo o que você precisa saber sobre a Prainha | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Tudo o que você precisa saber sobre a Prainha

Publicado por cidadedorio em 07/10/13 | Aventura

IMG_7679

Envolta pelas montanhas e ainda hoje preservada

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

A Prainha é um santuário onde as belezas naturais e o esporte se encontram. Localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, junto ao Maciço da Pedra Branca, esta praia é muito famosa pelas boas ondas e uma natureza exuberantes, o a diferenciam das demais praias de baia e mar aberto do Rio de Janeiro.

A Prainha é uma das poucas praias cariocas em que a especulação imobiliária não chegou, graças a mesma está localizada numa área de proteção ambiental.

Envolta numa das montanhas do Maciço da Pedra Branca esta praia tem ao fundo uma enorme vegetação remanescente de mata atlântica, e tem como característica o formato de uma grande concha, por ser envolvida por pedras nas suas extremidades.

No canto esquerdo da Prainha pode-se observar formações de pedras que mostram o derramamento do magma dos vulcões que estavam em atividade a milhões de anos naquela área.

IMG_7949

Bandeira Azul que certifica a qualidade ambiental da Prainha

A praia é a única praia do Rio de Janeiro certificada com o selo bandeira azul, que é Concedido pela Foundation For Environmental Education (FEE) e atesta a qualidade da praia e sua importância para o meio ambiente.

IMG_7665

A bela visão do Pontal desde a Prainha 

A Praia está localizada entre o Recreio e Grumari, a entrada para a praia se dá através de uma estrada que recorta a beira do mar sobre a montanha e que começa no final da praia da Macumba no Recreio, neste caminho de pode ver a bela paisagem da praia do Recreio e Pontal. E nos dias de céu limpo, pode-se observar toda a orla da Barra da Tijuca e a Pedra da Gávea com a cadeia de montanhas do Maciço da Tijuca.

IMG_7653

Famosas por boas ondas 

A Prainha é famosa por suas ondas, considerada o Hawaii carioca, com boas series de ondas que atrai surfista de todo o Brasil, fazendo com que está praia seja muito frequentada pelos praticantes do esporte e admiradores.

IMG_7696

Um dos trechos mais bonitos da praia

A Prainha é famosa por receber muita gente bonita e também atores que praticam o surf.

IMG_7971

Estacionamento ao logo da via que passa junto a Prainha

Por ter uma pequena extensão e pouco estacionamento, muita gente tem preferido chegar a praia de bike. Há os que vem no ônibus do surf, um veículo que é apropriado ao transporte de passageiros e pranchas. Mas se você for de carro tenha paciência pois há dias que o local é bastante concorrido e falta estacionamento, o que leva ao controle de entrada de carros em algumas épocas do ano.

IMG_7671

As múltiplas visões do paraíso

Visite a Prainha e preserve o local, quando for a este ecossistema, recolha o lixo que você produz, evite retirar plantas nativas do local, leve somente do lugar as belas fotos e recordações desse paraíso.