Um Rio cheios de surpresas e que é amado pelos cariocas | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Um Rio cheios de surpresas e que é amado pelos cariocas

Publicado por cidadedorio em 22/01/15 | Rio

14657986811_588f371abf_o

O cenário cinematográfico do Rio visto do Mirante Dona Marta

No dia 1 de março de 2015 o Rio de Janeiro completará 450 anos de muita história e beleza. A cidade desde a sua fundação em 1567 encanta e acolhe pessoas de todo o mundo, ainda hoje os monumentos naturais do Rio de Janeiro saltam os olhos e impressionam pela sua magnitude como assim fizeram a séculos atrás.

Há muitos Rios para se amar e apreciar.

16096829205_210e30dac4_o

Parte da história do Rio pode ser encontrada na Quinta da Boa Vista

O Rio antigo, ainda existente entre o concreto e os arranha-céus da região central da cidade ainda tem muito que se descoberto e re-descoberto pelo carioca. Uma caminhada pelas ruas da Lapa, da Saara, da região da Praça Tiradentes pode revelar muito do que antes viveu um passado glorioso. Há também muita história na Zona Portuária e bonitos prédios nesta região. Existe também um Rio que vem sendo descoberto com as obras do Porto Maravilha e Centro, um Rio que estava sob o asfalto e toneladas de concreto e que vem a mostra e chama bastante atenção de quem passa ao lado das obras em andamento.

9649322207_2b0c2414ed_o

A modernidade do Centro do Rio junto ao Aterro do Flamengo

Existe um Rio bem cultural, feito de boêmia, de poesia, de uma diversidade musical que nasce com o Samba, passa pela Bossa Nova e segue por outros ritmos como o funk nascidos nas favelas. Alias as favelas ou comunidades nos deram o Samba, nossa música mais conhecida, nos presentearam com o maior espetáculo da Terra, o desfile das Escolas de Samba que tomou um gigantismo enorme e hoje movimenta parte da indústria cultural da cidade. Há o Rio da arte de rua, dos músicos e pintores, o Rio dos museus e exposições e quem tem se renovado com novos espaços culturais para dança e exposições.

16096820935_1c11096fd3_o

A visão bucólica do Pão de Açúcar visto da Lagoa

O Rio natural é um dos mais conhecidos e cobiçados, da Floresta Tijuca e Pedra Branca, das belas praias, das cachoeiras com suas águas geladas para nos refrescar nos dias de calor. O Rio das montanhas é um dos mais famosos, com destaque para o Pão de Açúcar, Corcovado, a misteriosa Pedra da Gávea, O Morro Dois Irmão, e para essa formação de montanhas que forma o Maciço da Tijuca e mexe com a imaginação de muito com seu formato de gigante. E o Rio tem muitas surpresas naturais como a recente descoberta Praias Selvagens junto a Barra de Guaratiba.

9649313009_eb0ea68f8a_o

Uma das vistas mais bonitas do Rio, do alto do Morro Dois Irmãos

A gastronomia do Rio é outra coisa amada por que vive aqui. Quem já não foi a um boteco pé sujo tomar aquele chopp ou comer aquele pastelzinho famoso. As coisas se modernizaram mas os botecos “pé sujo ainda estão no gosto dos cariocas” ao lado dos grandes e modernos botecos que reeditam as iguarias da culinária carioca. Comer num “podrão” no final de noite, neles, o sanduíche e o cachorro quente tem um sabor a mais, tem também os mingaus e aquele pastel de carne com caldo de cana na feira. Na sequência estão chegando os  food truck, a comida de rua modernizada com sua gastronomia local e internacional e que estão ganhando o gosto e o paladar do carioca.

16071073846_068db758c8_o

A beleza do por do sol visto da Mureta da Urca

Carioca é isso, adora suas cidades, as manias e costumes que fazem do Rio de Janeiro essa coisa Maravilhosa.