Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

“Vamos?? Tá na Hora do Café!”

Publicado por cidadedorio em 24/05/18 | Viagens

Uma reportagem com os aromas e sabores de café ao redor do mundo com Paula Verejão. Por nossa colunista Carol Dias @aveccaroline

 

Uma viagem ao Mundo com sabor de Café

Uma viagem ao Mundo com sabor de Café

Viajar é conhecer lugares, pessoas e sensações. Agora, imagina incluir um cheirinho de café nisso tudo.”, diz a jornalista que roda o mundo vivenciando todo o fascínio da segunda bebida mais consumida no mundo.

A Coluna de hoje chega com um aroma especial de café! Conversei uma tarde inteira com a Paula Varejão, apresentadora do “Tá na Hora do Café” do Canal Mais Globosat. Com formação em jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo e especialização na New York Film Academy e na NYU, com experiência em telejornalismo e produção audiovisual, depois de percorrer caminhos pelo jornalismo desportivo, a filha de um produtor de café, reinventou sua trajetória, voltou a sua origem e deu um fôlego novo e vibrante à sua carreira.

Paula é uma comunicadora nata. Quem tem o privilégio de conhecê-la se verá facilmente inspirado pela forma como vivencia sua profissão. Capixaba com orgulho, mas com alma Carioca, possui um carisma incontestável, marcante em cada projeto que desenvolve.

Começou sua carreira de repórter e apresentadora na TV Capixaba em um programa diário e ao vivo, chamado “Esporte Capixaba”, na sequência foi para a TV Esporte Interativo e posteriormente para a Fox Sports Brasil. Após passar por um momento desafiador em sua carreira, recriou sua história, colocou a mão na massa, idealizou e produziu três webséries de sucesso, “7 Dias no Atacama”, no Chile, “Pé na Areia”, na Tailândia, “No Giro”, em Portugal, e sem saber deu o primeiro passo em direção ao seu reencontro com o café. 

A grande curiosidade do seu trajeto profissional é que seu primeiro trabalho foi o de Assessora de Imprensa no Incaper- Instituto de Pesquisa e Extensão Rural que trabalha diretamente com produtores de café. Sobre isso, Paula diz: “O mundo dá voltas, tem gratas surpresas e acabei voltando para a minha origem!”.

Com crianças na África

Com crianças na Indonésia

Surgiu o convite da produtora Soul Filmes para o canal Mais Globosat e hoje ela é pioneira a ter um programa televisivo dedicado ao café. Uma iniciativa estimulante e um presente para os apreciadores da chamada “Terceira Onda do Café”, aqueles que buscam uma experiência sensorial completa do grão à xícara.

A primeira temporada da atração explorou o universo da bebida no Brasil, visitou cafezais e as melhores cafeterias do país, mostrou uma nova geração de bebedores muito mais exigentes que almejam conhecer a origem do grão e compreender especificidades da bebida. Traçou um paralelo do café com a economia nacional, demonstrando sua importância no desenvolvimento e na história do país. Evidenciou as novas conexões do café com a arte, gastronomia, turismo, tecnologia, estética, design e saúde. E, ampliou a visão do espectador sobre a magnitude da bebida e suas infinitas possibilidades.

Viagem a Australia em busca dos Sabores

Viagem a Australia em busca dos Sabores

Já a segunda temporada que está no ar, mostra o café pelo mundo, dentro de uma perspectiva contemporânea e cosmopolita. Demonstra as nuances que transformaram a bebida num produto absolutamente global.

Visita países como a Inglaterra, e mostra como a terra do chá vem se tornando o epicentro dos cafés finos com mais de 500 cafeterias especializadas. Passa pela Alemanha e explica como o país se tornou um gigante do café sem nunca ter cultivado um grão em seu território, sendo o terceiro exportador da bebida no mundo. Dá um giro pela Holanda e revela como o país é um dos que mais consomem café no planeta. Vai até a Itália e visita o primeiro Café da Europa, o Florian e revela a preocupação dos italianos com o design da bebida.

Com amigos descobrindo sabores de cafés pelo mundo

Com amigos descobrindo sabores de cafés pelo mundo

Ainda na segunda temporada, o programa percorre destinos como a Austrália, e aponta como os australianos passaram a ser chamados de “Coffee Snobs”, com uma cultura focada na qualidade e apreciação em viver experiências únicas através do café. Também exibe a Indonésia, e revela a faceta de seu café tão especial, produzido de diferentes formas em suas ilhas, como Flores e Bali. E, para fechar vai para os Estados Unidos desvendar as inovações do mercado no setor cafeeiro.

A sacada do “Tá na Hora do Café” é mostrar como essa bebida ganhou status gourmet e se transformou em um estilo de vida no planeta! A bebida que conecta pessoas, países, sabores e une todos através de um velho sentimento, a paixão!

Então, “Que tal conhecer histórias ao redor da xícara?”. Convida Paula.

Um convite para conhecer os sabores do mundo, através do café

Um convite para conhecer os sabores do mundo, através do café