Vila Olímpica do Mato Alto é reinaugurada com presença de Vanderlei Cordeiro | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Vila Olímpica do Mato Alto é reinaugurada com presença de Vanderlei Cordeiro

Publicado por cidadedorio em 21/08/17 | Eventos

Vila 1

Passado um ano dos jogos Rio 2016, algumas ações bem bacanas vem acontecendo na cidade para formação esportiva de jovens.

A Nike reinaugurou oficialmente a pista de atletismo e áreas revitalizadas da Vila Olímpica Manoel José Gomes Tubino (Mato Alto), como parte da parceria de 5 anos firmada com a Prefeitura do Rio, em novembro de 2015, para promover o esporte e atividade física na cidade.

O evento reuniu 150 crianças para uma série de atividades e contou com a presença de atletas como o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Panamericanos e medalha de bronze nos Jogos de Atenas, e a velocista Veronica Hipólito, com duas medalhas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Os atletas participaram das atividades com as crianças e tiveram oportunidade de testar a pista.

“Depois dos Jogos, nos perguntamos muito sobre o que deixaríamos como legado para o Rio de Janeiro. Medalhas vão passar, marcas serão batidas, mas ações e uma pista como essa revitalizada pela Nike é o que fica para a cidade. São espaços com um objetivo maior do que o sonho de subir no pódio. É o foco na prática do esporte para todos, nas escolas, nas ruas”, declarou Verônica.

“Ver essa pista cheia de crianças me faz acreditar ainda mais no poder do esporte. É aquilo que a gente gostaria que acontecesse em todos os lugares. Projetos como este da Nike e da Prefeitura servem de exemplo e incentivo para muitos outros. É muita gente envolvida realmente querendo levar o esporte para a vida dessas crianças”, disse Vanderlei Cordeiro.

Além do novo playground e melhorias nas quadras esportivas, o grande destaque na revitalização é a pista de atletismo que foi totalmente reformada, recebeu revestimento de Nike Grind – material premium reciclado que lhe conferiu o status de Classe 2 na certificação da IAAF (International Association of Athletics Federations). Há apenas seis pistas de atletismo na cidade com esse tipo de certificação, das quais apenas duas, incluindo a de Mato Alto, são abertas ao público. E para inspirar ainda mais as crianças a se moverem mais, a vila olímpica agora conta com uma escultura e painéis com grafites coloridos criados pelo artista Bruno Big.

“Ver esse espaço mais colorido, com arte, esporte e cheio de crianças é o que importa. Ficou muito claro como esse movimento realmente fala a língua deles. Eu sempre penso na energia e na vibração que ficam depois que termino um trabalho. Fiquei muito feliz com o retorno da comunidade sobre como os grafites e o que fizemos ao lado da Nike ajudaram a trazer um ar renovado para a Vila Olímpica”, contou Big.

A Vila Olímpica de Mato Alto completa as quatro instalações que foram revitalizadas como parte do compromisso da Nike com a Prefeitura do Rio. Em 2016, foram reinauguradas as vilas do Encantado, Mané Garrincha, no Caju, e Clara Nunes, em Acari. Como parte dessa parceria, todas as 22 Vilas Olímpicas da cidade recebem equipamentos e uniformes esportivos para os cerca de 600 professores de Educação Física que por sua vez, recebem treinamento periódico com objetivo de melhorar a experiência das comunidades, em especial das crianças, com o esporte e a atividade física.

“Estamos muito felizes e honrados em poder reforçar o compromisso de cinco anos da Nike com o Rio de Janeiro, com as crianças da cidade e o esporte. Nada melhor do que um evento como este para coroar esse trabalho e para reforçar que a Nike continua no Rio de Janeiro, garantindo que as crianças tenham acesso ao esporte e tenham a melhor experiência possível para levar esse hábito para o resto da vida”, afirmou Alice Gismonti, Diretora de Impacto Comunitário da Nike para a América Latina.