Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Airbnb doa ao Instituto E para fortalecer proteção ambiental

Publicado por Carol Iglesias em 17/12/24 | Planeta

Projeto Restinga comemora 15 anos no Rio de Janeiro com novo apoio para trabalhar no resgate da vegetação costeira, valorizando a fauna e flora

No ano em que o Projeto Restinga comemora 15 anos resgatando vegetação original costeira no Rio de Janeiro, o Airbnb anuncia nova doação do Fundo Comunitário do Airbnb 2024 ao Instituto E, responsável pela iniciativa. Para dar continuidade e expandir o trabalho de valorização e proteção da fauna e flora originais incentivados com doação do Fundo de 2023, serão destinados 900 mil reais ao instituto, reforçando o investimento do Airbnb nas comunidades onde a plataforma atua, por meio do apoio a causas importantes.

Em 2024, com o incentivo do Fundo Comunitário do Airbnb, quatro canteiros de restinga foram adotados pela plataforma por todo o calçadão da icônica Praia de Ipanema. Neste mesmo ano, 100 mudas foram plantadas, envolvendo diretamente 60 anfitriões no Airbnb que participaram de ações de replantio. Ao longo desses 15 anos de projeto, há números expressivos se pensarmos em 6 mil m2 de área remanejada para as dunas, 28 canteiros de restinga adotados, mais de 38 mil mudas plantadas e cerca de 2 mil crianças envolvidas nessas atividades de educação ambiental.

“A parceria entre o Airbnb e o Instituto E para o plantio de mudas na restinga de Ipanema foi uma iniciativa linda e de grande impacto ambiental. As restingas protegem a cidade contra a invasão do mar em momentos de ressaca, trazendo um benefício direto e visível. O envolvimento dos anfitriões no Airbnb no plantio tornou a ação ainda mais especial, criando um senso de responsabilidade coletiva. Hoje, sempre que passo pela praia de Ipanema, lembro com orgulho dessa marca positiva que o Airbnb deixou na cidade”, disse Virginia Martins, anfitriã no Airbnb no Rio de Janeiro.

Com a nova doação do Fundo Comunitário do Airbnb, o Projeto Restinga, que agora integra o Programa de Restauração Cidadã da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da UNESCO, será expandido para a Barra da Tijuca.

Os benefícios ambientais da iniciativa incluem fixação do solo, redução da velocidade do vento e das ondas, absorção de água e criação de microclima, quando a vegetação mantém a umidade do solo, além de contribuir para a resiliência climática do nosso litoral, na medida em que reduz os efeitos das ressacas marítimas.

“Os anfitriões recebem hóspedes de diversas partes do mundo e é importante contribuir com as ferramentas necessárias para que possam retribuir e contribuir positivamente para as suas comunidades. O Airbnb tem o compromisso de colaborar com ações sustentáveis e de preservação ambiental que trazem benefícios significativos para as comunidades, como as promovidas pelo Instituto E, contribuindo para preservar o verde dentro das cidades”, afirma Aleksandra Ristovic, Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil.

“Consistência e continuidade são essenciais em projetos de recuperação ambiental, como pude perceber nestes nossos já 27 anos de práticas sustentáveis em parceria com a Osklen. O nosso projeto de recuperação da vegetação nativa das dunas de Ipanema e Leblon faz 15 anos de sucesso como um agente transformador para a sociedade civil e a cidade. Esta renovação da doação através do Fundo Comunitário do Airbnb, junto à Osklen e ao Janeiro Hotel, demonstra a importância de uma sólida parceria com o Instituto-E que enriquece a presença da natureza na singular cultura de nossa cidade”, celebra Oskar Metsavaht, Fundador e Presidente do Instituto E.

Até o momento, o Fundo Comunitário do Airbnb já destinou mais de 1,2 milhão de dólares para projetos no Brasil. Além do próprio Instituto E, as organizações não governamentais SOS Mata Atlântica, que apoia áreas protegidas e estimula o turismo sustentável no Vale do Paraíba, e a TETO Brasil, para apoio na construção e desenvolvimento de moradias de emergência, entre outras, já foram contempladas.

Como parte dos esforços para a promoção do turismo responsável e sustentável no Brasil, o Airbnb conta ainda com o projeto Rotas Airbnb, que reúne destinos para viagens autênticas que valorizam a cultura regional e a economia das comunidades. Em parceria com governos e entidades, o Airbnb já lançou rotas de norte a sul do Brasil.

O Fundo Comunitário do Airbnb faz parte do compromisso da empresa em contribuir com as localidades onde os anfitriões atuam. O fundo distribuirá US$ 100 milhões até o final de 2030 para fortalecer comunidades no mundo todo, trabalhando em estreita colaboração com as partes interessadas, incluindo os anfitriões no Airbnb.

Mutirão Retira Milhares de Guimbas de Cigarro da Praia e Conscientiza a População

Publicado por SiteCidadedoRio em 04/09/23 | Planeta


A iniciativa contou com a coleta e retida de milhares de guimbas de cigarros das areias de Copacabana, além de garrafas plásticas e de vidro, latas, tampas de garrafas, pratos e copos descartáveis, sacolas, fios de plástico, dentre outros resíduos nocivos as areias e ao meio ambiente costeiro.

Aconteceu na manhã do último Domingo (03/09), um mutirão de Limpeza na Praia do Leme que contou com a participação voluntária de mais de 100 participantes.
O movimento em prol do meio ambiente costeiro do Rio, em especial das praias cariocas, se intitula “Revolução das Bitucas, a ação é liderada pelo ambientalista e ex-secretário de Meio Ambiente, Bernardo Egas.

(mais…)

Série documental vai abordar temas ligados a Energia Eólica

Publicado por cidadedorio em 08/05/17 | Planeta

Screen Shot 2017-05-08 at 2.52.06 PM

A utilização das energias limpas como fonte energética complementar às formas tradicionais de geração e utilização da energia e como um dos instrumentos para minimizar os efeitos nocivos das mudanças climática, tem atraído a atenção e a curiosidade de pessoas no mundo todo, e em especial no Brasil. E fomentado debates calorosos a respeito de temas relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. (mais…)

Green Rio 2017 acontece de 11 a 13 de maio na Marina da Glória

Publicado por cidadedorio em 28/04/17 | Planeta

310570_699190__cld90122_web_

Nos dias 11, 12 e 13 de maio, a Marina da Glória recebe a 6ª edição do Green Rio, evento que reúne representantes da economia verde e do setor orgânico, reconhecido como plataforma para negócios sustentáveis. São esperados mais de 3.000 visitantes no evento, que estarão em contato com expositores do Brasil e do exterior. Em 2017, o Green Rio terá como tema central o crescimento da bioeconoma. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a bioeconomia movimenta no mercado mundial 2 trilhões de euros e gera cerca de 22 milhões de empregos.

A bioeconomia estabelece um novo patamar de desenvolvimento para enfrentar os desafios do mundo moderno, como escassez de água potável, produção sustentável de alimentos e de energia, mobilidade urbana e mudanças climáticas. A bioeconomia é reconhecida como a “economia do século XXI”. (mais…)

ABRASOL e a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro juntos em projeto internacional

Publicado por cidadedorio em 06/04/17 | Planeta

image006

Tem crescido no Brasil a utilização das energias renováveis, e  um dos destaques é a energia solar. Para que essa matriz renovável tenha um maior crescimento, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-RJ) e a ABRASOL (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica) se juntaram para promover um projeto internacional chamado “Solar Payback”, cujo objetivo é o aumento do uso de energia solar térmica em processos industriais. Esse projeto é parte do International Climate Initiative (IKI) e conta com o financiamento do Ministro Federal do Meio-Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha (BMUB), que apoia essa iniciativa baseado numa decisão tomada pelo parlamento da Alemanha.

O uso da energia solar para a produção de vapor, calor de processo, por exemplo para a lavagem e o tratamento de superfícies em processos industriais, é ainda um nicho de mercado no Brasil e em todo o mundo. Segundo Jörg Mayer, gerente executivo do BSW-Solar, “com Solar Payback queremos aumentar a consciência sobre o enorme potencial do mercado de energia solar por três motivos: para reduzir as emissões CO2, para reduzir os gastos de energia para investidores e para aumentar a vantagem competitiva da indústria local”.  (mais…)

Centro de Visitantes das Paineiras

Publicado por cidadedorio em 23/02/17 | Planeta, Rio

IMG_20170213_134241883

O Parque Nacional da Tijuca constitui-se umas das maiores florestas urbanas do Mundo. Com remanescentes de Mata Atlântica bem no coração da cidade do Rio de Janeiro, o parque traz qualidade de vida a metrópole carioca.

Agora o querido parque conta com uma moderna estrutura para receber turistas e cariocas no antigo Hotel das Paineiras.  Estivemos visitando o Centro que deve ser mais uma das atrações do parque, que é uma boa dica para o carioca que estiver querendo descobrir mais sobre a natureza da cidade e se deliciar vendo a pela paisagem que se tem do Rio de Janeiro vista do alto tomando um suco ou fazendo alguma refeição é visitar esse Centro de Visitantes. (mais…)

E se o Rio fosse a primeira cidade-parque-nacional do mundo?

Publicado por cidadedorio em 05/06/15 | Aventura, Planeta

16697921418_8316c78d0f_o

Hoje é o Dia do Meio Ambiente. E que tal nos inspirarmos na natureza exuberante do Rio de Janeiro, no maior conjunto de florestas urbanas do mundo (Floresta da Tijuca e Maciço da Pedra Branca), nos inúmeros parques como o do Aterro do Flamengo, Madureira, Quinta da Boa Vista, Marapendi, dentre outros, e o Rio de Janeiro se transformar na primeira cidade-parque-nacional do Brasil?

A iniciativa privada em Londres está tentando transformar a Terra da Rainha na primeira cidade-parque-nacional do Mundo.

E porque não o Rio empreender essa ideia? Quem sabe não seriamos a primeira cidade-parque-nacional do Mundo.   (mais…)