A beleza da iluminação de prédios históricos no Rio de Janeiro | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

A beleza da iluminação de prédios históricos no Rio de Janeiro

Publicado por cidadedorio em 09/09/13 | Rio

IMG_4003

A beleza do prédio da Cruz Vermelha à noite

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Ainda hoje, caminhando à noite pelo Centro do Rio de Janeiro, vemos que muitos prédios históricos não dispõem de uma iluminação cênica, se estivesse assim iluminados, seriam mais uma atração para cidade. Mas, já podemos ver uma luz no fim do túnel, os principais monumentos como o Theatro Municipal, o prédio da Câmara, a Antiga Sé, o Paço Municipal, possui uma iluminação que começa a valorizar seus detalhes.

A iluminação cênica começa aos poucos a ser implantada nos muitos prédios históricos.

IMG_4565

A iluminação revelando os detalhes do prédio da EMERJ

Quais as vantagens disso, valorização do patrimônio histórico. Revela a cariocas e turistas parte da nossa história que ainda está esquecida ou não tem grande atenção. Traz mais segurança a quem vai ao Centro ver esses prédios históricos, porém, mesmo com uma iluminação cênica alguns deles ainda servem de abrigo para moradores de rua, o que valeria reforçar o patrulhamento a pé da polícia do RJ próximo a estes locais, o que geraria maior segurança a quem vai apreciar o Rio de Janeiro à noite.

IMG_4587

A iluminação do Paço valorizando a Praça XV

Ao iluminar os monumentos históricos no Centro do Rio, redescobrimos a beleza da nossa arquitetura, valorizamos a área central da cidade tão valorizada em muitas cidades históricas do mundo. Fica aquele ar de uma cidade mais bonita, e é claro, o é. Um plus as belezas naturais que tanto atraem turísticas a estas cidades.

IMG_4573

Estes dias caminhamos pela região da Praça XV e podemos ver uma iluminação cênica nos prédios históricos da justiça que nos chamaram bastante atenção. Bem feitas, coloridas, e que se somavam a bela iluminação da Antiga Sé e do CCBB.

IMG_4577

Prédios da justiça iluminados próximo a Alerj

Esperamos que nos próximos anos o Centro do Rio acenda as luzes da sua história e firme-se como um roteiro noturno não somente por suas noites badaladas, mas também, que atraia visitantes para apreciar as bonitas fachadas e sua história.

Importante também que além da iluminação cênica, tenhamos uma verdadeira conservação desses prédios.

IMG_4593

Antiga Sé toda iluminada valorizando os detalhes da fachada