A nova cara da Praça Mauá: as obras do Porto Maravilha trazendo outros olhares a cidade | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

A nova cara da Praça Mauá: as obras do Porto Maravilha trazendo outros olhares a cidade

Publicado por cidadedorio em 26/03/15 | Rio

1A5A2412

Monumento na parte central da nova Praça Mauá

Uma das coisas mais importantes numa cidade são os espaços públicos. Caminhar pelos calçadões, boulevards, estar numa praça. Ter a experiência de conviver e encontrar pessoas dos mais diversos lugares e culturas em espaços públicos certamente é um dos pontos chaves para que um aglomerado urbano possa proporcionar de fato qualidade de vida a sua população e quem visita o local.

O Rio de Janeiro tem passado por inúmeras transformações urbanísticas nos últimos anos. A cidade tem aproveitado a oportunidade de sediar uma Olimpíada para se redescobrir, reinventar, e requalificar os espaços urbanos, muito deles degradados por décadas.

1A5A2403

Área verde junto a Praça Mauá

Um dos exemplos dessa transformação pode ser visto na Zona Portuária que recebe o projeto Porto Maravilha. A região que não só engloba a Zona Portuária, mas também bairros do Centro, está em obras. Muitas dessas ainda causam transtornos, principalmente na locomoção do cidadão, mas quando estiverem prontas certamente irão trazer um novo ar a cidade.

1A5A2431

O Museu do Amanhã ganhando forma

Caminhando pela Praça X sem o Elevado da Perimetral, já é possível observar os contornos da nova praça, os traçado moderno do Museu do Amanhã que deve ser inaugurado nesse primeiro semestre.

1A5A2419

O belo MAR, museu que fica na área da Praça Mauá

Logo ali em frente está o MAR, outro belo museu. O prédio secular faz um encontro do passado com o moderno e acabou de completar dois anos da sua abertura este ano. Este, foi um dos primeiros espaços culturais a se instalar na região já no começo do projeto de revitalização.

Esse novo olhar para os espaços urbanos que começa a nascer na região central da cidade certamente vai se complementar com a chegada do VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos ao Centro e Zona Portuária, o que promete desafogar o transito caótico da região e permitir que o carioca possa caminhar pelos grandes boulevards que irão surgir na área.

1A5A2436

Praça Mauá ficando de cara nova e ganhando um museu

Quem já foi a Barcelona, sabe do que estamos falando e o quanto foi importante para aquela cidade a revitalização dos espaços urbanos como legado Olímpico. A Além de bonitos, permitem que a cultura, esporte, lazer se multipliquem e encontre que ali vive e visita.

Ainda há muita obra para fase, mas o que já começamos a ver no Centro e Zona Portuária do Rio de Janeiro, já nos permite aumentarmos as expectativas com as coisas boas que estão por vir.

1A5A2408

A amplitude da nova praça com o futuro Museu do Amanhã ao fundo