Abertura do 1° Festival Internacional de Circo | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Abertura do 1° Festival Internacional de Circo

Publicado por blogcidadedorio em 21/06/12 | Rio, Site

 O Rio de Janeiro será a sede do 1º Festival Internacional de Circo, um dos maiores da América Latina, que acontecerá de 21 de junho a 1 de julho, nas comunidades pacificadas da cidade. Com o objetivo de valorizar a estética do circo contemporâneo, integrar as comunidades e deixar um legado para a cidade, o evento contará com dezenas de apresentações de companhias circenses nacionais e internacionais, com diversas sessões gratuitas. A iniciativa é da produtora M´Baraká e da ONG Crescer e Viver, com correalização da FIC – Federação Iberoamericana de Circo, presidida por Júnior Perim.

Serão quatro espaços principais: o Complexo do Alemão, que terá uma lona montada com 500 lugares; a Cidade de Deus, que também contará com uma lona de 500 lugares; a Praça XI, que é zona de influência do Morro da Providência e do São Carlos que utilizará a lona do circo Crescer e Viver, cuja capacidade é de 300 pessoas e a lona do Unicirco do ator Marcos Frota localizada na Quinta da Boa Vista, zona de influência da Mangueira, com capacidade para 2000 espectadores. Além das lonas, acontecerão intervenções em praças, escolas, organizações socioculturais e em espaços comunitários de todas as comunidades pacificadas, como o Borel, Santa Marta e Andarai.

Entre as companhias nacionais estarão em cena: Cia. Crescer e Viver de Circo, AfroCirco, Nós no Bambu, o Circo do Topetão, o Unicirco, do ator Marcos Frota, entre outros. As companhias Circolômbia, da Colômbia; La Tarumba, do Peru; Collectif and Then, da Inglaterra e MagdaClan, da Itália figuram entre as oito companhias internacionais convidadas.

O 1° Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro contará com dois eventos de abertura:

15h, no Complexo do Alemão
O palhaço espanhol Iván Prado, que há mais de 10 anos trabalha em zonas de conflito como a Palestina e campos de refugiados, vai comandar a “Invasão da Alegria”. Ele vai receber o público na Vila Olímpica e promover um cortejo de paz e alegria pelas ruas e vielas da comunidade até a chegada na lona montada no Campo da Serrinha.

19h, na Quinta da Boa Vista
A lona do Unicirco, localizada na Quinta da Boa Vista, com capacidade para 2 mil pessoas, recebe o espetáculo Urban, da Cia Circolombia. Luana Piovani e Marcos Frota serão os mestres de cerimônia da noite.

SOBRE O FESTIVAL
1º Festival Internacional de Circo, um dos maiores da América Latina, acontecerá de 21 de junho a 1 de julho nas comunidades pacificadas da cidade. Com o objetivo de valorizar a estética do circo contemporâneo, integrar as comunidades e deixar um legado para a cidade, o evento contará com dezenas de apresentações de companhias circenses nacionais e internacionais, com diversas sessões gratuitas. A iniciativa é da produtora M´Baraká e da ONG Crescer e Viver, com correalização da FIC – Federação Iberoamericana de Circo, presidida por Júnior Perim.