Achados arqueológicos são encontrados nas obras do VLT na Avenida Rio Branco | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Achados arqueológicos são encontrados nas obras do VLT na Avenida Rio Branco

Publicado por cidadedorio em 14/01/15 | Rio

DCIM101GOPRO

Piso encontrado na altura na Cinelândia

Por André Delacerda e Diogo Fagundes,

Numa das avenidas mais movimentadas do Rio de Janeiro, surgem achados arqueológicos que remontam a cidade no século XIX.

Quem tem passado pela Avenida Rio Branco nas últimas semana além da curiosidade em observar as obras do Veiculo Leve Sobre Trilhos – LVT que está sendo implantado no local, tem um olhar mais curioso para as ruínas que estão aparecendo no subsolo da avenida e que estão sendo descoberto por operários e arqueólogos.

DCIM101GOPRO

Calçamento encontrado próximo ao Theatro Municipal

O trabalho de implantação do VLT na avenida está sendo feito com todo cuidado para que os achados arqueológicos sejam catalogados, escaneados, e posteriormente levados para um local onde serão expostos a população e turistas.

DCIM101GOPRO

Os achados estão sendo catalogados por arqueólogos do VLT e Iphan

Os pisos que estão surgindo sob o asfalto da Rio Branco mostram um Rio de Janeiro colonial com cortiços, residencias e comercio e que beirava o antigo Morro do Castelo, destruído a séculos para tornar o Rio de Janeiro mais arejado.

DCIM101GOPRO

Estrutura que poderia ser de casas que ficam no local

Segundo os pesquisadores e historiados, as recentes descobertas podem mostrar melhor como era o traçado do Rio de Janeiro antes da construção da Avenida Central por Pereira Passos.

DCIM101GOPRO

Descobertas rementam a um Rio de Janeiro colonial

Em alguns trechos descobertos há o piso pé de moleque ainda ainda pode ser encontrado no histórico Jardim do Valongo na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

DCIM101GOPRO

descobertas estão chamando a atenção de cariocas

Estivemos fazendo estas fotos que você encontra nesta reportagem e observamos que o carioca tem parado curioso ao lado do canteiro de obras para ver essa parte da historia do Rio de Janeiro recém descoberta, muita gente tem tirado foto para guardar de recordação.

DCIM101GOPRO

Mais uma estrutura achada na Avenida Rio Branco

Que mais da historia do Rio de Janeiro seja encontrado em obras como esta de vital importância e que elas continue com direcionamento para preservar tudo que é encontrado e que certamente servira para recuperar a memoria da cidade para cariocas e turistas

DCIM101GOPRO