ArtRio - feira internacional de arte contemporânea - no Pier Mauá | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

ArtRio – feira internacional de arte contemporânea – no Pier Mauá

Publicado por blogcidadedorio em 14/09/12 | Rio, Site

Acontece no Pier Mauá até Domingo, na Cidade do Rio de Janeiro, uma importante feira de arte internacional. Segundo a produção do evento. A segunda edição da nossa feira internacional de arte contemporânea.

A ArtRio 2012 vai reunir em quatro armazéns e um anexo do Píer Mauá, o acervo de quase uma centena de galerias nacionais e estrangeiras com trabalhos que abrangem desde a arte moderna até novíssimas obras de arte contemporânea – muitas delas inéditas. São aproximadamente 13.000m2 de área de feira, com 6.900 m2 voltados para a arte internacional. O Programa Panorama engloba as galerias já consagradas, com mais de cinco anos de existência, que tenham um papel atuante no mercado das artes. Já o Programa Box, apresenta a ousadia e inovação de galerias mais novas, que desenvolveram projetos artísticos inéditos, especialmente para a feira.

A mostra Solo Projects, que traz obras de uma dezena de renomados artistas internacionais, conta mais uma vez com a curadoria de Julieta González (que já foi da Tate Modern, Museu Alejandro Otero de Caracas e Whitney Museum de Nova York) e Pablo León de La Barra (consultor de arte, galerista e curador atuante no mercado londrino). Também em seu segundo ano, a mostra ArtRio Videos traz destaques das produções audiovisuais.

A feira ainda conta com Espaço Kids, oficina de artes para crianças, com coordenação de Daniel Azulay; com a Livraria Blooks, onde são realizados lançamentos de livros de arte e palestras gratuitas; pólo de alimentação (com funcionamento até meia noite) e pockets shows com vista para o mar.

Em sua primeira edição (2011), a ArtRio superou todas as expectativas, com instalações de alta qualidade, 83 galerias expositoras (33 estrangeiras), obras de 700 artistas, 46 mil visitantes (130% acima do esperado) e R$ 120 milhões em vendas.

A ArtRio foi um divisor de águas no cenário brasileiro das artes visuais e no exterior, já é vista como uma das grandes feiras de arte da América Latina.