Dicas para quem está chegando ou vindo ao Rio de Janeiro | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Dicas para quem está chegando ou vindo ao Rio de Janeiro

Publicado por cidadedorio em 26/12/12 | Rio, Site

Por André Delacerda e Diogo Fagundes

Final de ano, muitas pessoas vindo visitar os parentes na cidade, e também um grande fluxo de turistas do Brasil e do exterior chegando para conhecer as belezas e cultura da Cidade Maravilhosa. Vamos tentar sintetizar algumas dicas aqui.

Primeira coisa, traga roupas leves, está fazendo bastante calor no Rio de Janeiro, não se esqueça de por na bagagem: protetor solar, um boné ou chapéu. Quando estiver caminhando pelas ruas da cidade ingira algum líquido, de preferência leve uma garrafinha de água para se hidratar nestes dias quentes de início de verão.

Evite sair pelas ruas com objetos de valor que chamem a atenção. Como em qualquer cidade do mundo, é bom ter um pouco de cuidado. Coloque o dinheiro numa pequena carteira, ande sempre com um documento. Evite andar em lugares que não tenha certeza que é seguro. E quando sair, faça alguma amizade no hotel, saia com mais uma pessoa. Também evite usar jóias, afinal, sua vida é a coisa de maior valor.

Tente interagir com a cidade, vá a uma boteco, beba uma caipirinha. Se não bebe, coma um petisco carioca. Vá a Lapa, caminhe na Lagoa, visite o Jardim Botânico e se dê vá a Floresta da Tijuca. E é claro, samba, quem sabe encontre uma roda delas na Pedra do Sal na região portuária. A boa dos finais de semana é ir aos ensaios técnicos das Escolas de Samba no Sambódromo do Rio de Janeiro, é grátis, e você vai poder se integrar com as pessoas e sentir a alma do samba.

Vá pelo menos um dia ver o por do sol na Praia de Ipanema, de preferência na Pedra do Arpoador, e aproveite e faça como todos, bata palmas para o espetáculo do astro Rei.

Se puder fuja um poucos dos padrões, eleja coisa que você gostaria de ver no Rio de Janeiro, pegue um mapa, e tente descobrir a cidade.

Se for visitar atrações tradicionais como o Pão de Açúcar ou Corcovado, tenha paciência com as filas. Período de férias tem muita gente indo a estes locais, porém, vale a pena visitar. Se for ao Corcovado, dê preferência a subir via Tremzinho do Corcovado, é muito bacana a subida por entre a vegetação da floresta, e tem um visual muito bonito antes da chegada ao Cristo.

Quando entrar em um táxi observe se o motorista está usando na sua corrida taximetro. Se não estiver, peça por gentileza que utilize, em caso de o mesmo se negar a usar, peça para descer e pegue outro táxi.

Ande de bike nas ciclovias, é muito bacana apreciar a cidade ou parte dela, de bicicleta. No Rio existe um serviço em que você pode alugar bicicletas na Zona Sul, e deixa-las e/ou pegá-las em pontos específicos.

Tente descobrir o jeito de ser do carioca. Se puder visite os dois extremos da cidade, vá da Zona Sul à Zona Oeste. Conheça o Pontal, a Prainha, o Recreio. Se tiver oportunidade vá ao morro Santa Marta, Vidigal ou Cantagalo/Pavão Pavãozinho que são comunidades pacificadas.

Descubra a vida noturna não só da Lapa, mas na Gávea, Leblon, Copacabana, Tijuca.

Use o Metrô para locomoções rápidas da Zona Sul ao Centro. Há também um serviço integrado do metrô-ônibus ligando algumas partes de bairros.

Se for entrar no mar observe as placas indicativas colocadas na areia pelos salva vidas. Evite entrar no mar se caso ele estiver de ressaca (ondas fortes) ou um pouco agitado.

Curta a cultura, aproveite e vá nos inúmeros centros culturais no Centro, uma dica é o CCBB Rio.

Tome açaí nestes dias quentes, coma biscoite Globo na praia, e tome o mate gelado que os cariocas tanto gostam.

Antes de ir a um lugar, pesquise na Internet, pegue uma dica com amigo, evite ser explorado. Sempre saiba qual o real custo das atrações e seus horários.

No mais, curta a Cidade Maravilhosa, se sinta parte dela!! Aquele abraço e seja bem vindo.