Estrelas da natação mundial estão prontos para a disputa do Rei Rainha do Mar | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Estrelas da natação mundial estão prontos para a disputa do Rei Rainha do Mar

Publicado por cidadedorio em 14/12/12 | Rio, Site

O Rio de Janeiro conheceu na tarde desta quinta-feira, dia 13, na coletiva de imprensa, as estrelas na natação em mar aberto que disputarão o titulo de Rei do Mar, neste fim de semana, dias 15 e 16 de dezembro. As feras da maratona aquática mundial disputam na praia de Copacabana uma prova desafiadora, com cinco voltas de 900m, sendo 850m no mar e 50m de corrida na areia. O Desafio Rei e Rainha do Mar se destaca pela lista de fortes participantes como as brasileiras Ana Marcela, Poliana Okimoto, o australiano Trent Grimsey, o alemão Alexander Studzinski, o tunisiano Oussama Mellouli e o italiano Valerio Cleri.

“O bacana desta prova é que o percurso reúne natação e corrida. Todos nós nadamos bem, mas não somos corredores. As voltas de 50m farão toda a diferença. Estou bem animada para competir”, comentou a brasileira Ana Marcela, bicampeã da Copa do Mundo da Fina e ganhadora do título de Rainha de 2011.

Um dos mais empolgados com a competição é Oussama Mellouli, único nadador do mundo a conquistar ouro nos Jogos Olímpicos na piscina e na prova de maratona aquática. O tunisiano falou sobre a oportunidade de competir no Brasil e sobre expectativas para 2016.

“O Rio é o máximo. Essa é minha terceira vez no país. Quando estive aqui competi pelo Corinthians, sem dúvida estarei torcendo para eles no domingo. Eles jogam no mesmo horário da minha prova, mas já até sei o grito de guerra: “Vai Corinthians”. Depois das medalhas em Londres tirei dois meses para descansar, agora estou participando de diversas competições pelo mundo e estou muito feliz por competir aqui”, comenta Oussama.

Outro forte nome que não quis revelar sua estratégia para assegurar o bicampeonato foi o alemão Alexander Studzinski, sete vezes campeão alemão na maratona aquática de 25km.

“Não tenho muitos detalhes do que vou fazer, decidirei na hora. Acredito que a prova será definida nos últimos 400m”, comenta Studzinski.

“Atualmente existem mais de 6 mil provas de maratona aquática, em 170 países, e posso dizer que o Rei e Rainha do Mar é, sem dúvida, o melhor deles”, comentou Steve Manatounes, um dos maiores especialistas em provas de águas abertas.

A praia de Copacabana também será palco do maior festival de esportes de praia do Brasil com a 3ª Etapa do Circuito Light Rei e Rainha do Mar. O evento recebe mais de 3 mil atletas para competições de 1 km (Sprint) e 3km (Challenge) de natação em mar aberto, prova conjunta de 1km de natação e 2,5km de corrida na areia (Beach Biathlon), corrida de 5km 100% na areia (Beach Run) e a 5ª etapa do Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (SUP Race). Todas estas no sábado, dia 15 de dezembro.

O CIRCUITO LIGHT REI E RAINHA DO MAR é uma realização da Cria Brasil e consultoria esportiva Effect Sport, com o patrocínio da Light e da Secretaria de Estado Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo ao Esport e Mormaii, parceira esportiva oficial. Apoio Prefeitura do Rio e SIL Fios e Cabos Elétricos; O Jornal Metro, a Rádio Globo e a CBN são os parceiros de mídia da prova, junto com o site Ricosurf.com. Proteção solar ARPSUN. O Metrô Rio é o transporte oficial do evento, que conta ainda com o apoio da Gatorade, hidratação oficial, conta ainda com o apoio da Gatorade na hidratação e parceria institucional da ABSUP e ABMN. A Swim Channel é a Revista Oficial do evento. O Circuito Light Rei e Rainha do Mar apoia o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido.

Conheça os participantes do evento


Marculino
Alexander Studzinski (Alemanha) – Heptacampeão alemão dos 25km
Allan Lopes do Carmo (Brasil) – Terceiro colocado na Copa do Mundo da Fina em 2012
Chad Ho (África do Sul) – Campeão da Copa do Mundo da Fina em 2010
Lucas Kanieski – Brasil – Medalha de prata com o revezamento 4×200 metros livre no Pan de Guadalajara-2011 e campeão brasileiro nos 1500m livre no Torneio Open-2012.
Luis Rogerio Arapiraca (Brasil) – Campeão Sul-americano nos 1500m livres em 2010
Oussama Mellouli (Tunísia) – Campeão Olímpico de águas abertas em Londres 2012
Rafael Gonçalves (Brasil) – Bicampeão da Travessia dos Fortes em 2001 e 2002
Samuel de Bona (Brasil) – Vice-campeão Sul-americano dos 5km em 2012
Trent Grimsey (Austrália) – Recordista Mundial da travessia do Canal da Mancha e atual Campeão do Desafio Rei do Mar de 2011
Valerio Cleri (Itália) – Campeão Mundial dos 10km em 2010,

Feminino
Lexie Kelly (EUA) – Recordista da travessia das Ilhas Cayman
Ana Marcela Cunha (Brasil) – Bicampeã da Copa do Mundo de águas abertas em 2010 e 2012, e atual Campeã do Desafio Rainha do Mar 2011
Ashley Grace Twichell (EUA) – Medalha de bronze nos 5km do Mundial de 2011
Betina Lorscheitter (Brasil) – Vice-campeã da Travessia dos Fortes em 2012
Izabela Fortini (Brasil) – Medalha de bronze nos 5km dos Jogos Sul-americanos de praia
Poliana Okimoto (Brasil) – Tricampeã da Travessia dos Fortes em 2005, 2009 e 2010
Nadine Reichert (Alemanha) – Segundo lugar na Copa do Mundo Fina de maratona aquática 2011
Zsofia Balazs (Canadá) – Sexta colocada na classificatória final Olímpica de maratona aquática da FINA, se qualificando para Londres 2012
Sarah Correa (Brasil) – Bicampeã do Troféu José Finkel em 2009 e 2010 nos 1500m livres

PROGRAMAÇÃO DO REI E RAINHA DO MAR:

14/12 – SEXTA-FEIRA

16h30 – Treino

15/12 – SÁBADO – Posto 5 – Praia de Copacabana

7h – Gatorade Beach Run – 5km de corrida na areia

8h – Beach Biathlon – natação no mar e corrida areia

8h10 e 10h – Águas abertas – provas de 1km ( Sprint) e 3km (Challenge)

9h30 – Grid MASCULINO – como na fórmula 1, os melhores nadadores do mundo definem a ordem de largada do Desafio Rei e Rainha do Mar que será disputado no domingo

10h – Momento Rico de Souza Guinness Book – Tentativa de quebra de recorde com o maior Stand Up Padle. ( 10 metros / 100 quilos

13h – Grid – FEMININO

14h – SUP Race – campeonato brasileiro de Stand up paddle

16/12 – DOMINGO – Posto 5 – Praia de Copacabana
8H45 – Desafio Rei do Mar
10h – Desafio Rainha do Mar