O que fazer no Rio de Janeiro com chuva... | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

O que fazer no Rio de Janeiro com chuva…

Publicado por blogcidadedorio em 26/09/12 | Rio, Site

Por André Delacerda

Estava pensando, inspirado pela chuva que cai na cidade e traz aquele friozinho típico do inverno para o clima de verão que fazia parte do cenário carioca até alguns dias atrás. Sobre o que fazer na Cidade do Rio de Janeiro em dias de chuva? Pois esta é uma cidade que tem o jeito de ser da estação do sol.

Como sabemos, é só ameaçar fazer frio, ou aquela chuva persistente, e o carioca põe logo aquele casaco que estava guardado no armário e vai logo se aquecer embaixo dos edredons. Mas voltando a pergunta.

O que será que tem de bom para fazer na cidade com chuva?

Muita gente vai logo responder de primeira. Ah! O programa é ir ao shopping. E olha que isso é programa de paulista. Os shoppings se multiplicaram as dezenas na nossa cidade. Tem a comodidade de trazer em um só lugar, um parquinho para as crianças; o cinema para todas as idades; o boliche; a praça de alimentação e as compras; está última, é um perigo. Segura o cartão de crédito! Se não já viu, o que ele vai gerar no final do mês.

Para contrabalançar então, ao desejo daqueles que não querem fazer algo tipicamente paulistano, pode-se dizer ou sugerir que o programa carioca é ir ao boteco, tomar um chopp com os amigos, saborear uma das iguarias mil. Certamente esse sim, é um programa obrigatório do carioca adotivo ou da gema, faça chuva ou faça sol. Então é melhor seguir a cartilha em dias de chuva também, e exercitar esse jeito de ser carioca.

Mas continuando a enumerar as opções para um dia de chuva no Rio.

Para a galera do esporte, tem-se algumas possibilidades. Se o mar estiver com aquelas ondas alucinantes, provocadas pelas chuvas ou frente fria, a pedida da praia é surfar. Para a turma do automobilismo, o programa é ir ao kart. Porém, as opções esportivas não para por ai não. Como Rio tem uma forte intimidade com a bola, que tal um bom futebol de salão, vôlei, basteque em uma das centenas de quadras cobertas, nos clubes?!

Para os que apreciam a cultura, o Rio dá e é um show. São inúmeros teatros, com peças de primeira categoria; sem falar nos museus e centros culturais. Porque não levar toda a família para apreciar a arte, a cultura, adquirir conhecimento, além de se divertir? E olha que o Rio não deve a cidade nenhuma do mundo neste quesito.

Não se pode esquecer que a cidade ainda possui inúmeras casas de show, sejam elas grandes, ou pequenas, o importante é se embalar ao som dos mais variados ritmos. Cantar alto ou baixinho. Na batida dos bits eletrônicos ou ao som de melodias suaves, de uma voz e violão.

Diria que chuva no Rio, também combina com programas gastronômicos. Oba! Quem não gosta de apreciar uma boa comida. Esse é um programa tanto para dias de sol ou de chuva. Mas temos que concordar, com frio e chuva, o apetite aumenta. Então, o bom é saborear uma boa massa. Outros vão dizer, vamos ao sushi – um hábito que o carioca vem aderindo nos últimos anos -. Para os que não dispensam uma boa carne, o programa é ir a uma churrascaria, que também é um programa bem carioca.

Epa! Mas olha quem volta com força, já como opção gastronômica.

O boteco, bendito boteco carioca, que se multiplica em cada esquina, em todos os bairros, que serve como sala de visitas; local para fechar negócios; comemorar o aniversário; e, porque não centro de paquera; além de ponto tradicional para os torcedores vibrarem pelo time do coração. Tudo isso regado pelo carioquissimo chopp; ou por um suco natural, que são os acompanhamentos daqueles tão desejados tira-gostos.

Mas se você é caseiro, prefere o edredon, a pipoca, e o dvd. Não esquenta não, pois o importante é que você está no Rio.

Carioca é assim: é múltiplo, se adapta a qualquer situação. Mas certamente torce, para que amanhã, a meteorologia informe:

No Rio, céu claro, sem nuvens e sem possibilidade de chuvas. Temperaturas na casa dos 35º C.