Paisagens Patrimônio Mundial da Humanidade | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Paisagens Patrimônio Mundial da Humanidade

Publicado por blogcidadedorio em 05/07/12 | Destaques da Home, Rio, Site

Por André Delacerda,

Locais como o Pão de Açúcar, o Aterro do Flamengo, a Praia de Copacabana, a Floresta da Tijuca, dentre outros, fizeram parte da justificativa para que o Rio de Janeiro fosse  anunciado como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Estes locais passarão a ser acompanhados pela UNESCO, através de relatório. Caso não estejam sendo bem cuidado e/ou preservados, ou mantido as características,o Rio de Janeiro poderá perder até o título.

Como recordar é viver! Vamos reapresentar aqui, as paisagens inspiradoras.

O Pão de Açúcar está localizado no tradicional bairro da Urca, é um dos monumentos naturais mais visitados do Rio de Janeiro. A montanha é famosa pelos bondinhos e pela imponência, junto a entrada da Baía de Guanabara, além de visitado por turistas do mundo todo, o cenário também é um dos preferidos pelos escaladores.

A Floresta da Tijuca é uma jóia verde em meio a área urbana da cidade, foi há 150 anos que o carioca e imperador D. Pedro II empreendeu o reflorestamento do Maciço da Tijuca nos dando a oportunidade de ter essa imensidão verde no coração do Rio de Janeiro e que nos traz qualidade de vida, e melhora o microclima da cidade.

O Aterro do Flamengo é uma intervenção humana na paisagem carioca, mas que hoje constitui-se no maior parque verde da cidade. Seus jardins foram projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.

E para encerrar esta matéria temos, a nossa “Princesinha do Mar”, Copacabana, uma das praias mais conhecidas do mundo e que tem nas silhuetas do seu calçadão de pedra portuguesa um dos ícones da Cidade Maravilhosa.