Planeta | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Série documental vai abordar temas ligados a Energia Eólica

Publicado por cidadedorio em 08/05/17 | Planeta

Screen Shot 2017-05-08 at 2.52.06 PM

A utilização das energias limpas como fonte energética complementar às formas tradicionais de geração e utilização da energia e como um dos instrumentos para minimizar os efeitos nocivos das mudanças climática, tem atraído a atenção e a curiosidade de pessoas no mundo todo, e em especial no Brasil. E fomentado debates calorosos a respeito de temas relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. (mais…)

Green Rio 2017 acontece de 11 a 13 de maio na Marina da Glória

Publicado por cidadedorio em 28/04/17 | Planeta

310570_699190__cld90122_web_

Nos dias 11, 12 e 13 de maio, a Marina da Glória recebe a 6ª edição do Green Rio, evento que reúne representantes da economia verde e do setor orgânico, reconhecido como plataforma para negócios sustentáveis. São esperados mais de 3.000 visitantes no evento, que estarão em contato com expositores do Brasil e do exterior. Em 2017, o Green Rio terá como tema central o crescimento da bioeconoma. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a bioeconomia movimenta no mercado mundial 2 trilhões de euros e gera cerca de 22 milhões de empregos.

A bioeconomia estabelece um novo patamar de desenvolvimento para enfrentar os desafios do mundo moderno, como escassez de água potável, produção sustentável de alimentos e de energia, mobilidade urbana e mudanças climáticas. A bioeconomia é reconhecida como a “economia do século XXI”. (mais…)

ABRASOL e a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro juntos em projeto internacional

Publicado por cidadedorio em 06/04/17 | Planeta

image006

Tem crescido no Brasil a utilização das energias renováveis, e  um dos destaques é a energia solar. Para que essa matriz renovável tenha um maior crescimento, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-RJ) e a ABRASOL (Associação Brasileira de Energia Solar Térmica) se juntaram para promover um projeto internacional chamado “Solar Payback”, cujo objetivo é o aumento do uso de energia solar térmica em processos industriais. Esse projeto é parte do International Climate Initiative (IKI) e conta com o financiamento do Ministro Federal do Meio-Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear da Alemanha (BMUB), que apoia essa iniciativa baseado numa decisão tomada pelo parlamento da Alemanha.

O uso da energia solar para a produção de vapor, calor de processo, por exemplo para a lavagem e o tratamento de superfícies em processos industriais, é ainda um nicho de mercado no Brasil e em todo o mundo. Segundo Jörg Mayer, gerente executivo do BSW-Solar, “com Solar Payback queremos aumentar a consciência sobre o enorme potencial do mercado de energia solar por três motivos: para reduzir as emissões CO2, para reduzir os gastos de energia para investidores e para aumentar a vantagem competitiva da indústria local”.  (mais…)

Centro de Visitantes das Paineiras

Publicado por cidadedorio em 23/02/17 | Planeta, Rio

IMG_20170213_134241883

O Parque Nacional da Tijuca constitui-se umas das maiores florestas urbanas do Mundo. Com remanescentes de Mata Atlântica bem no coração da cidade do Rio de Janeiro, o parque traz qualidade de vida a metrópole carioca.

Agora o querido parque conta com uma moderna estrutura para receber turistas e cariocas no antigo Hotel das Paineiras.  Estivemos visitando o Centro que deve ser mais uma das atrações do parque, que é uma boa dica para o carioca que estiver querendo descobrir mais sobre a natureza da cidade e se deliciar vendo a pela paisagem que se tem do Rio de Janeiro vista do alto tomando um suco ou fazendo alguma refeição é visitar esse Centro de Visitantes. (mais…)

E se o Rio fosse a primeira cidade-parque-nacional do mundo?

Publicado por cidadedorio em 05/06/15 | Aventura, Planeta

16697921418_8316c78d0f_o

Hoje é o Dia do Meio Ambiente. E que tal nos inspirarmos na natureza exuberante do Rio de Janeiro, no maior conjunto de florestas urbanas do mundo (Floresta da Tijuca e Maciço da Pedra Branca), nos inúmeros parques como o do Aterro do Flamengo, Madureira, Quinta da Boa Vista, Marapendi, dentre outros, e o Rio de Janeiro se transformar na primeira cidade-parque-nacional do Brasil?

A iniciativa privada em Londres está tentando transformar a Terra da Rainha na primeira cidade-parque-nacional do Mundo.

E porque não o Rio empreender essa ideia? Quem sabe não seriamos a primeira cidade-parque-nacional do Mundo.   (mais…)