Rocky Man terá prova de stand up paddle na Lagoa Rodrigo de Freitas | Cidade do Rio

Cidade do Rio - De braços abertos como o Rio de Janeiro

Rocky Man terá prova de stand up paddle na Lagoa Rodrigo de Freitas

Publicado por SiteCidadedoRio em 02/11/12 | Rio, Site

Dentre as sete provas que agitarão o Rio de Janeiro no inovador ROCKY MAN, uma delas vai chamar a atenção do público carioca pela originalidade e emoção: o Stand Up Paddle (SUP), uma modalidade onde os atletas surfam com o auxílio de um remo. A competição, uma corrida de 4km, terá como cenário a belíssima Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões postais da cidade.

Atual Campeão Brasileiro de Stand Up Paddle Race (modalidade de corrida) e vencedor de todas as etapas desde o início do Circuito Nacional – sete, no total -, Luiz Carlos Guida é uma das estrelas do esporte que estarão no Rio de Janeiro. O paulista, que faz parte da equipe Quasar-Lontra, comentou sobre a importância do ROCKY MAN para a popularização e divulgação do Stand Up Paddle.

“O Stand Up Paddle é um esporte dinâmico e muito legal para os que estão assistindo. A presença do SUP no ROCKY MAN, um evento grande e com atletas de ponta de todo o mundo, será fundamental para um crescimento ainda maior do esporte.”

Dentre os atletas de ponta citados por Guida está a neozelandesa Annabel Anderson, atual Campeã Mundial de Stand Up Paddle e que não perdeu sequer uma etapa ao longo do ano de 2012. Para o “Animal”, apelido de Guida, as águas da Lagoa Rodrigo de Freitas favorecem os homens e, por isso, ele espera sair com a vitória.

“Já perdi para mulheres, mas foi no Havaí, onde o mar é `muito grosso´ e favorece a técnica. Porém, na Lagoa Rodrigo de Freitas, com a água parada, a força se sobressai em relação à técnica e fica mais fácil para os homens. Vou ao Rio de Janeiro para vencer!”

O percurso da etapa de Stand Up Paddle será o terceiro a ser disputado no ROCKY MAN. Antes, serão disputados o surf (Praia do Arpoador) e os 38 km de mountain bike. Depois do SUP, o público acompanhará 30 km de corrida de montanha, voo de parapente, decolando da rampa da Pedra Bonita e aterrissando na Praia de São Conrado, 15 km de canoa polinésia, com início na Praia da Vermelha, indo até o Arpoador, e retornado o local de largada, e, por último, uma corrida de 6 km, com largada na Praia Vermelha e chegada no Arpoador. Os integrantes das equipes se revezam por entre as provas individuais – surfe, mountain bike, stand up paddle, corrida de montanha e parapente -, enquanto a canoagem e a corrida final contam com a participação de todos os quatro atletas de cada time. Vale ressaltar ainda que no trecho de canoa polinésia as equipes terão o reforço do leme.

O ROCKY MAN contará com a participação de 15 equipes nacionais: Quasar Lontra (SP), Brasília  Multisports (DF), Sulbrasilis (SC), Núcleo Aventura (SP), Ecomotion (SP), Start (RJ), Selva (SP), SOS Mata Atlântica / Canoar (SP), Alexandre Ribeiro (RJ), XTerra (RJ), IRONMAN (SP), 4ANY1 (SP), Brou Aventuras (MG), ABRAME Ceará (CE) e Gantuá Millennium (BA). A prova terá ainda a presença de 5 times estrangeiros: Meridiano Raid Espanha (ESP), Nova Zelândia, Estados Unidos, TREK Uruguai (URU), Argentina XK Race (ARG). Todas elas estarão na briga pela premiação total  (com prêmios individuais e por etapas) de U$ 30 mil.

O ROCKY MAN é uma realização da editora Rocky Montain e conta com os patrocínios da Petrobras, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro e Riotur.

Programação – 03/11

7h – Surfe – Praia do Arpoador

8h – Mountain Bike – Largada: praia do Arpoador  / Chegada: Lagoa Rodrigo de Freitas

10h – Stand Up Padde – Lagoa Rodrigo de Freitas

11h30 –corrida de montanha– Largada: Lagoa Rodrigo de Freitas / Chegada: Pedra Bonita – São Conrado

14h – Parapente – Pedra Bonita

16h30 – Canoa Polinésia – Largada:  Praia Vermelha / Chegada: Praia Vermelha

18h – Corrida em Equipes – Largada: Praia da Urca / Chegada: Praia do Arpoador (18:40 – estimativa)